As lentes oftálmicas são uma superfície de alto contacto, em que as pessoas tocam várias vezes ao dia, muitas vezes sem perceber.
Com a sua posição central na face, as lentes constituem superfícies altamente expostas, nas quais um alto nível de contaminação viral e bacteriano (microbiano) pode ser esperado. Mas, embora não atendam aos padrões de equipamentos de proteção individual, as lentes oftálmicas podem atuar como um escudo entre o utilizador e o meio ambiente, servindo como uma medida adicional para ajudar a prevenir a exposição a diversos agentes patogénicos, segundo especialistas em saúde.
Desenvolvido pelos cientistas da ZEISS Business Group Vision Care, o novo tratamento ZEISS DuraVision AntiVirus Platinum UV fornece uma contribuição adicional para a higiene das lentes, através da incorporação, na estrutura do tratamento, de nano partículas de prata antimicrobianas.
A concentração específica e a estrutura de integração das nano partículas de prata, garantem eficácia antibacteriana e antiviral, mantendo os benefícios do tratamento Premium ZEISS DuraVision Platinum UV.
A prata é habitualmente conhecida como um agente antimicrobiano eficaz e um verdadeiro agente antiviral de amplo espectro, ativo numa ampla gama de vírus. Ao incorporarem nano partículas de prata na camada antirreflexo (AR) da lente, os cientistas da ZEISS eliminam virtualmente os reflexos incómodos das lentes. Os tratamentos antirreflexo fornecem aos utilizadores de óculos, lentes mais transparentes e esteticamente atrativas, juntando a conveniência de uma limpeza sem problemas, a durabilidade reforçada, e agora a confiança adicional de uma superfície de lente antiviral e antibacteriana que desativa 99,9% dos vírus e bactérias.
As lentes de óculos ZEISS com DuraVision AntiVirus Platinum UV incluem ainda proteção UV até aos 400 nanómetros (recomendado pela OMS).
O novo tratamento também está disponível para as lentes ZEISS BlueGuard.
As lentes ZEISS BlueGuard foram desenvolvidas para equilibrar a proteção, a nitidez e a estética de forma a atenuar os potenciais desafios das fontes de radiação azul digital. Ao incorporarem a mais recente tecnologia de química orgânica, estas lentes bloqueiam até 40% da radiação azul potencialmente nociva e fornecem máxima proteção UV até aos 400 nanómetros.
O ano de 2021 é o ano da tripla proteção da ZEISS, com a oferta de lentes oftálmicas que protegem a triplicar: vírus e bactérias (tratamento antirreflexo DuraVision® AntiVirus Platinum UV), radiação azul (lentes ZEISS BlueGuard) e radiação UV (tecnologia ZEISS UVProtect).