O final da manhã do 20.° Congresso de Nutrição e Alimentação & II Congresso Internacional de Alimentação, organizado pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), serviu para debater a Comunicação em Contexto Clínico, tema da apresentação realizada por Margarida Figueiredo Braga.
A professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde destacou a importância de uma comunicação cada vez mais igualitária e de se «criar oportunidade para o doente falar dos seus medos e das suas dúvidas».
Margarida Figueiredo Braga frisou, ainda, a importância de se estar atento aos sinais não verbais, até porque, «na área alimentar, nem tudo é fácil de comunicar» e há que «flexibilizar estratégias para ir ao encontro das necessidades».
Se há certas competências que são inatas, a professora da FMUP defendeu que há competências que podem e devem ser treinadas, com formação específica e adaptada ao contexto profissional dos nutricionistas.
Na preleção, a psiquiatra enalteceu, ainda, as potencialidades da entrevista motivacional, uma técnica que pode ser usada pelos nutricionistas para «lidar com as situações mais desafiadoras», e reforçou o papel que uma maior educação para a saúde pode ter na implementação, com sucesso, de mudanças nos hábitos alimentares, assim como da apelidada change talk.
Veja a reportagem completa sobre o XX CNA na edição de novembro da revista VIVER SAUDÁVEL.