Realiza-se no dia 16 de outubro, entre as 13h15 e as 14h14, um webinar, aberto ao público em geral, sobre “Vírus, Gravidez e Problemas Emergentes”, no âmbito das 2as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Este webinar, conta com a participação do virologista Pedro Simas e será moderado por médicos de Medicina Interna e Obstetrícia que responderão a todas as questões colocadas pela audiência.
“Esta é uma oportunidade a não perder por todas as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar e familiares para colocarem questões, esclarecerem as suas dúvidas ou receios sobre gravidez e o risco de infeção por Covid-19, a amamentação e a vacinação” afirma Pedro Correia Azevedo, Coordenador do NEMO.
Segundo dados recentes a gravidez, por si só, não aumenta a gravidade da Covid-19 e o risco das mulheres grávidas ficarem infetadas é semelhante ao da população em geral. Contudo, em Portugal, as mulheres engravidam cada vez mais tarde, ou seja, existe cada vez mais potencial para a existência de patologia crónica associada, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes mellitus. São estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da Covid-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres grávidas é essencial.
“As informações são ainda muito reduzidas, mesmo assim, parece que podemos afirmar que a Covid-19 parece não aumentar o risco de malformações congénitas. À luz dos conhecimentos atuais, parece que existe uma associação entre a infeção Covid-19 e o aumento de parto pré-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de águas)” conclui Pedro Correia Azevedo.