A plataforma de eventos científicos online da Biocodex, a Microbiota Events, realiza, no dia 7 de setembro, às 15h horas, um webinar sobre o impacto dos antibióticos na microbiota intestinal das crianças, em particular nos primeiros 1000 dias de vida.
Marie-Claire Arrieta, do Departamento de Fisiologia, Farmacologia e Pediatria da Universidade de Calgary, no Canadá, e Ener Cagri Dinleyici, presidente de Estudos Pediátricos, Probióticos, Prebióticos, Alimentos Funcionais e Microbiota na Turquia são os dois oradores convidados da iniciativa.
Em comunicado, a entidade afirma “que os 1000 primeiros dias de vida são cruciais para a saúde na vida adulta. A formação da microbiota começa durante a gestação e constitui um ecossistema dinâmico e delicado que se vai moldando até atingir uma configuração semelhante à do adulto, por volta dos dois, três anos”.
“Há diversos fatores que podem interferir com este desenvolvimento e afetar a composição da microbiota, como o tipo de parto, a alimentação, a idade gestacional, o ambiente e os tratamentos com antibióticos”, lê-se ainda.
Apesar de ajudarem a salvar vidas, o uso excessivo ou indevido de antibióticos “é uma das principais causas do desequilíbrio da microbiota intestinal. A exposição a antibióticos durante os primeiros anos de vida está associada a um risco aumentado de doenças que podem aparecer mais tarde na vida, entre as quais obesidade, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca, alergias, asma, entre outras”. Neste sentido, é então importante “proteger a microbiota do bebé e da criança”.
Moderado pela jornalista científica Sue Saville, o webinar gratuito contará com os oradores a explicar “como se modula o ecossistema intestinal desde o nascimento, quais os fatores que podem alterar a microbiota infantil e por que é importante cuidar dela, principalmente no contexto de tratamento com antibióticos”.
Registe-se aqui para aceder aos seminários virtuais da Microbiota Events.