
O livro “Deixemo-nos de tretas. A ilusão da comida saudável”, da autoria da nutricionista Conceição Calhau, está nomeado como um dos melhores do ano pela Bertrand.
A obra, editada em abril de 2024 pela Contraponto, é candidata a melhor livro de não-ficção e vai a votos ao lado de algumas dezenas de publicações sobre as mais variadas temáticas que vão da história à biografia, passando pela Inteligência Artificial, pela autoajuda e por crónicas humorísticas, entre outras.
A votação é exclusiva para os livreiros e leitores desta rede de livrarias, “que podem votar uma única vez e apenas num livro de cada categoria, da seguinte forma: a partir do convite enviado, via e-mail, do endereço Leitor Bertrand; ou através da página da votação, após efetuar o login com o seu e-mail”.
“O antídoto perfeito”
“Porque será que quanto mais sabemos sobre alimentação, pior comemos?”. A questão é colocada pela sinopse deste livro escrito por Conceição Calhau, nutricionista e professora catedrática da Nova Medical School.
O seu objetivo parra por deitar por terra “muitas das teorias que nos são ‘vendidas’ sobre alimentação saudável e dietas milagrosas”, e que passam pelos alimentos “saudáveis”, pela importância das calorias, pelo papel da microbiota intestinal ou pelos níveis de vitamina D em Portugal.
“Numa altura em que somos constantemente bombardeados com conselhos sobre alimentação ‘saudável’ vindos de todo o lado — muitos deles sem qualquer base científica que os sustente e, por vezes, até perigosos —, este livro é o antídoto perfeito para que, em termos de nutrição, nos deixemos de ilusões e de tretas“, lê-se ainda na sinopse da obra.
“Deixemo-nos de tretas” é o único livro sobre nutrição e alimentação nomeado nesta categoria. Saiba como votar no “Prémio Livro do Ano Bertrand: a escolha de leitores e livreiros” aqui.