O novo Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício da Universidade Europeia, coordenado por Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), acaba de receber uma acreditação por parte desta entidade, foi esta segunda-feira anunciado pela instituição de ensino superior.
Em comunicado, a Universidade Europeia avança que se trata de um “selo de qualidade que assegura a qualidade da ação de formação, dando aos profissionais a garantia de que estão a frequentar um curso que lhes permitirá adquirir conhecimentos complementares, atualizados e diferenciadores”.
“Atualmente, existe uma vasta oferta de atividades formativas com relevante interesse para os nutricionistas. Contudo, atendendo à diversidade dos mesmos, à multiplicidade de entidades que os promove, bem como à variabilidade dos programas, torna-se importante a escolha de uma atividade formativa acreditada pela Ordem”, afirma Lourdes Martín Méndez, diretora executiva da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia.
O programa aborda várias perspetivas da nutrição no desporto, incluindo a avaliação nutricional, a nutrição e o desempenho, a nutrição em situações especiais e a nutrição aplicada, com foco integral no atleta. Prevê a inclusão de seminários e promove o contacto com a realidades em locais e modalidades diversificadas.
Este programa contempla um estágio internacional na Universidad Europea de Madrid, incluindo uma componente imersiva no Hospital Simulado, visita ao Laboratório de Antropometria (avaliação nutricional e avaliação da composição corporal), Laboratórios de Tecnologia Alimentar (necessidades alimentares, definição de receita e preparação de alimentos), Laboratório de Fisiologia do Exercício (avaliação funcional, avaliação do esforço e substratos energéticos) e uma visita de estudo à Escola Universitária Real Madrid.
Acresce um “corpo docente experiente, multidisciplinar e internacional” em parceria com a Universidad Europea de Madrid, parcerias com as equipas de nutrição de Federações Desportivas, Clubes Desportivos e Ginásios e um modelo académico baseado na aprendizagem experiencial. O Programa, além da Ordem dos Nutricionistas, é também certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Programa Avançado em Nutrição no Desporto e Exercício (90h) destina-se a licenciados, mestres ou doutores nas áreas de Ciências da Nutrição, Ciências do Desporto, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, ou outros profissionais da área de Ciências da Saúde e da área de Ciências do Desporto. Este programa possibilita aos nutricionistas realizar um estágio mais longo (130h), que lhes permite a conclusão do programa com o título de pós-graduação.