
A Universidade de Lisboa abriu recentemente um “concurso documental internacional para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, de um professor associado de Nutrição”.
O Edital n.º 715/2025, publicado em Diário da República no dia 11 de abril, encontra-se em vigor por 30 dias úteis e indica o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa como local de trabalho a considerar. A funções correspondentes passam pela atividade docente e pela investigação.
Os candidatos devem ser detentores de um doutoramento há mais de cinco anos ou, no caso de graus obtidos no estrangeiro, devem ter o reconhecimento do grau de doutor em Portugal, conforme o Decreto-Lei n.º 66/2018. Além disso, os candidatos devem entregar todos os documentos exigidos e, em caso de seleção, apresentar os documentos legais necessários para um contrato público.
Candidaturas incompletas, documentos entregues fora do prazo ou inválidos serão desqualificados. Caso haja exclusão, existe o direito a uma audiência prévia de 10 dias úteis.
Admitidos os candidatos, segue-se um processo de avaliação, dividido em duas partes. A primeira diz respeito ao curriculum vitae (80%), onde se avaliam o desempenho científico (40%), a capacidade pedagógica (30%) e outras atividades relevantes (30%), como cargos de gestão académica e serviço à comunidade.
A segunda parte diz respeito a um projeto científico e pedagógico a desenvolver na área da Nutrição (20%).
Funções a desempenhar
Finalizado o procedimento, espera-se da pessoa escolhida o desempenho de atividades doentes e de investigação científica, a participação em gestão académica e extensão universitária (como a participação em júris) e ainda a elaboração e coordenação de projetos como investigador responsável.
Saiba mais acerca do “concurso documental internacional para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, de um professor associado de Nutrição” aqui.