A União Europeia aprovou, no dia 21 de dezembro, dois novos produtos para consumo: beta-lactoglobulina (β-lactoglobulina) de leite de bovino e ainda pó de micélios liofilizados de Antrodia camphorata.
No primeiro caso, a aprovação destina-se ao uso em “refrigerantes comercializados no contexto do exercício físico, soro de leite em pó (reconstituído), bebidas à base de leite e produtos semelhantes e alimentos destinados a fins medicinais específicos, para a população em geral com mais de 3 anos de idade, exceto mulheres grávidas e lactantes”, explica a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) no seu site.
Relativamente ao novo alimento pó de micélios liofilizados de Antrodia camphorata, a autorização destina-se a “suplementos alimentares, excluindo lactentes, crianças e adolescentes com menos de 14 anos de idade”.
Ambos foram aprovados por uma avaliação científica abrangente elaborada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que verificou serem seguros “para o uso e nível de uso proposto”.
Saiba mais sobre beta-lactoglobulina de leite de bovino e pó de micélios liofilizados de Antrodia camphorata.