Uma só Saúde, Mais Cooperação Transdisciplinar 411

Por Bernardo Pinto, representante da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e membro da Comissão de Jovens da Ordem dos Nutricionistas, e Leonor Quelhas Pinto, vogal da Direção do Conselho Nacional de Juventude. 

 

A Convenção Nacional de Jovens Profissionais de Saúde, a realizar-se no próximo dia 5 de abril na Fundação Champalimaud, representa um marco essencial no debate sobre o futuro da saúde em Portugal. Sob o mote “Uma só saúde, à nossa medida”, este evento inovador abre portas a uma reflexão aprofundada sobre os desafios e oportunidades que se colocam às novas gerações de profissionais do setor.

Como interlocutores dos jovens profissionais de saúde, e em particular dos jovens nutricionistas, reconhecemos a importância de criar espaços de discussão e reflexão que promovam um sistema de saúde mais equitativo, inclusivo e eficiente.

No atual contexto de transição demográfica e epidemiológica, a crescente prevalência de Doenças Crónicas Não Transmissíveis impõe desafios significativos ao sistema de saúde. A Promoção da Saúde depende imperativamente da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.

Uma abordagem integradora, que valorize a complementaridade entre nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, médicos dentistas, fisioterapeutas, médicos veterinários, médicos, enfermeiros e outros profissionais, é uma premissa fundamental para construir um sistema mais resiliente e adaptado às necessidades reais da população.

O conceito de “Uma só saúde” assenta no trabalho em equipa, na partilha de conhecimento e na adoção de uma visão holística, sendo estes os eixos basilares do movimento que conduziu àquela que é a 1.ª Convenção Nacional de Jovens Profissionais de Saúde.

Esta iniciativa representa uma oportunidade única para consolidar um diálogo interprofissional e propor soluções inovadoras para um sistema de saúde mais eficiente e equitativo. Dar voz às novas gerações de profissionais, promovendo a sua participação ativa na formulação de políticas e estratégias, é essencial para garantir uma resposta adequada aos desafios atuais e futuros.

Este evento pioneiro pretende reunir jovens profissionais de diferentes áreas da saúde, especialistas e decisores políticos num espaço de diálogo e construção colaborativa, com o objetivo de refletir sobre os desafios do presente e definir estratégias para o futuro da saúde em Portugal.

No decorrer dos trabalhos, será apresentada e analisada a primeira edição do Barómetro dos Jovens Profissionais de Saúde, um inquérito que, com base em dados concretos, servirá de fundamento para a criação e debate de medidas e propostas. As sessões plenárias contarão com especialistas e representantes institucionais, que abordarão os desafios emergentes e as oportunidades no setor da saúde.

O epicentro desta Convenção será o processo interativo de co-construção de propostas, incentivando o debate e a definição de ações, medidas e políticases. Além disso, será promovido um espaço de networking entre jovens profissionais e entidades do setor, fomentando sinergias e fortalecendo o ecossistema da saúde em Portugal.

Neste contexto, os nutricionistas assumem um papel central, contribuindo ativamente para a formulação de políticas que reforcem a prevenção da doença e promoção da saúde, melhorem a qualidade dos cuidados prestados e garantam um sistema de saúde mais sustentável e centrado na pessoa.

Para que a transformação do setor seja efetiva, é essencial um compromisso sólido por parte das entidades governamentais e organizações de saúde na implementação da moção global que será o produto final desta iniciativa.

Acreditamos que este evento pode marcar um ponto de viragem na forma como a saúde é encarada em Portugal. Enquanto jovens profissionais, temos o dever e a capacidade de liderar esta mudança. A saúde é um bem comum e deve ser promovida de forma colaborativa, multidisciplinar e acessível a todos.

Se queremos um sistema de saúde mais eficaz e justo, é imperativo que a promoção da saúde, a inovação e a cooperação transdisciplinar se tornem prioridades.

O momento de mudar é agora, e os jovens profissionais dentro os quais, os Nutricionistas, são os protagonistas desta transformação.

Se queres fazer parte desta mudança inscreve-te aqui e consulta o programa da convenção aqui.