ULS Tâmega e Sousa reúne especialistas e doentes para assinalar o Dia da Pessoa com (in) Continência 134

É já no dia 25 de junho, às 8h30, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, que a Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa, com o apoio da Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI), vai realizar um encontro científico para assinalar o Dia da Pessoa com (in) Continência. Dirigido a profissionais de saúde e a pessoas que vivem com incontinência, o evento foi organizado para dar voz a uma patologia que, atualmente, afeta entre 55 a 60 milhões de europeus.

Organizado pela ULS Tâmega e Sousa, o encontro divide-se em quatro sessões principais orientadas por vários especialistas na área da incontinência, com foco nas temáticas:
 O papel do médico e do enfermeiro no acompanhamento da pessoa com incontinência;
 O contributo da fisioterapia;
 As práticas alimentares saudáveis na pessoa que vive com incontinência;
 O impacto da doença na sexualidade;
 O papel da APDPI no apoio à pessoa com (in) continência.

Carla Nunes, enfermeira da ULS-TS e responsável pela iniciativa, destaca que “A incontinência é um problema que afeta uma parte da população e é importante que as instituições de saúde façam a sua parte para que estes cidadãos possam melhorar sua a qualidade de vida, sem estigmas e sem preconceitos. Só assim devem ser abordadas questões de saúde como esta.”

Joana Oliveira, presidente da APDPI, acrescenta “Na APDPI trabalhamos diariamente para apoiar as pessoas diagnosticadas com incontinência e outras disfunções pélvicas. Quando uma pessoa é diagnosticada com incontinência, a sua vida dá uma volta inesperada. Muitos de nós, que vivemos com esta doença, carregamos muito mais do que mudas de roupa ou produtos de higiene. Carregamos também medos, vergonha e inseguranças. O nosso papel é ajudar a aliviar a carga emocional da doença e incentivar as pessoas a procurarem ajuda especializada para melhorar a sua qualidade de vida. Participar num evento como este da ULS Tâmega e Sousa faz parte do caminho que queremos percorrer de mãos dadas com as pessoas.”

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 600 mil pessoas com incontinência urinária e entre 5 a 18% da população deve sofrer de algum tipo de incontinência fecal. Se quer saber mais sobre incontinência, participe gratuitamente no evento da ULS Tâmega de Sousa, inscrevendo-se em: https://chtamegasousa.pt/sfap/index.php?option=com_rsform&formId=289.

Consulte o programa completo do encontro aqui!

Para mais informações sobre estas condições, visite o Facebook da APDPI e/ou Instagram da APDPI.

Sobre a ULS Tâmega e Sousa
Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) resulta da integração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa com os ACeS do Tâmega I – Baixo Tâmega, com exceção do Centro de Saúde de Celorico de Basto, do Tâmega II – Vale do Sousa Sul e do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

A ULSTS é composta por duas unidades hospitalares: o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e o Hospital de São Gonçalo, em Amarante. Conta também com 73 unidades funcionais distribuídas pelos 11 municípios da sua área de influência.

Esta integração permite uma melhor articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde, desde os cuidados primários aos cuidados hospitalares, otimizando a resposta às necessidades da população.

Sobre a APDPI
A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) foi criada com o objetivo de ajudar as pessoas que vivem com disfunções pélvicas e incontinência, assim como as suas famílias e cuidadores que lidam diariamente com estas patologias.
Composta por uma equipa multidisciplinar, a associação sem fins lucrativos pretende promover e divulgar informação fidedigna sobre a disfunção pélvica e a incontinência, seja urinária ou fecal, bem como promover e fomentar o convívio e partilha de experiências entre os doentes.
Para mais informações, visite o Facebook da APDPI e o Instagram da APDPI.

Referência:
(1) European Association of Urology (EAU). (2023). The Health, Socio-Economic
and Environmental Costs Of Continence Problems in the Eu. Disponível em: https://d56bochluxqnz.cloudfront.net/media/Socio-Economic_report_UrgetoAct.pdf#asset:4080543@1. [Consultado em junho de 2024].