Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) São José, na Grande Lisboa, vão contar pela primeira vez com a constituição de uma equipa de nutricionistas.
De acordo com a ULS São José, os CSP serão reforçados com quatro nutricionistas até ao final do ano, “tendo duas delas já sido alocadas a estas unidades no dia 11 de novembro”. Profissionais vão desempenhar atividade na Unidade de Saúde Familiar São João da Talha e nas Unidades de CSP da Alameda, da Lapa e de Moscavide.
Nas redes sociais, a entidade justifica a contratação destes profissionais como parte de uma estratégia em prol da promoção da saúde e da prevenção da doença, “assumindo a Nutrição uma importância decisiva na dinâmica de obtenção de resultados em saúde”.
“Prevenção, promoção e proteção da saúde”
Para Bruno Marques, coordenador da Unidade de Nutrição, a principal necessidade identificada no âmbito da Saúde Pública “foi a participação nos diferentes programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde junto da comunidade escolar da área geodemográfica que integra a ULS São José”.
“De entre as necessidades mais prementes, salienta-se a prestação de cuidados nutricionais individualizados e personalizados na área clínica, mais especificamente no âmbito da obesidade, diabetes e risco nutricional”, explicou, citado pela ULS. De acordo com o nutricionista, “nos cuidados nutricionais na comunidade salienta-se a prestação de cuidados a pessoas mais vulneráveis, em situação de maior risco de dependência física, funcional ou doença que requeiram acompanhamento próximo, nomeadamente a articulação com as equipas de cuidados continuados integrados”.
“Estamos a iniciar a atividade nesta área porque até agora não havia nenhum nutricionista nos CSP”, confirmou à VIVER SAUDÁVEL Bruno Marques, com uma sólida carreira no Hospital Curry Cabral e que em janeiro de 2025 completará dois anos à frente da Unidade de Nutrição do
Nas suas redes sociais, o nutricionista destacou “os primeiros passos nos CSP, onde com o empenho de toda a equipa de nutricionistas” será possível “contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença”. Estas são, acrescenta, as “pedras basilares dos sistemas de saúde”.