A Too Good To Go lançou uma iniciativa denominada por “Observar, Cheirar, Provar”, um projeto de sensibilização sob o mote “Faz Sentido Usar os Sentidos”, que pretende ajudar os portugueses a interpretar e distinguir as diferenças entre datas de validade dos produtos alimentares.
A ideia-chave desta iniciativa, é que antes de desperdiçar um alimento com rótulo de data de durabilidade mínima – “Consumir de preferência antes de” ou “Consumir de preferência antes do fim de”, se deve, caso o produto tenha sido conservado corretamente, observar e verificar se tem bom aspeto, cheirar e comprovar se mantém o odor habitual e, por fim, provar e verificar se não existe qualquer alteração no sabor. Se o alimento passar nestes três testes simples, significa que mantém a sua segurança alimentar e pode ser consumido.
O teste dos sentidos não deve, no entanto, ser aplicado em produtos com data de consumo limite, ou seja, “Consumir até”. Este novo selo não será adicionado a este tipo de produtos.
Esta iniciativa permite também que as marcas tenham oportunidade de participarem ativamente neste processo de educação e sensibilização, face ao desperdício alimentar, com a adição de um novo selo com a mensagem “Antes de deitar fora – Observar, Cheirar, Provar” aos rótulos com data de durabilidade mínima dos seus produtos.
O projeto vai ser aplicado a todos os países onde a Too Good To Go opera, e neste momento já se encontra a funcionar em Inglaterra, Suíça, Alemanha, França e Áustria.
No mercado nacional já conta com 14 marcas envolvidas nesta fase de arranque.
Entretanto, já é possível ver produtos de data de durabilidade mínima à venda com este novo selo, entre abril de 2021 e janeiro de 2022.