Taxa sob bebidas açucaradas deve subsidiar hortofrutícolas, defende Alexandra Bento 1151

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Alexandra Bento, defende que o valor do imposto sob as bebidas açucaradas seja redirecionado para subsidiar alguns produtos essenciais, como os hortofrutícolas.

Em entrevista à rádio TSF, Alexandra Bento considerou que esta medida representaria a garantia de “preços mais suaves” sobre estes produtos, com aumentos na ordem dos 32%, de acordo com a Deco Proteste. “Sabemos que em períodos em que há dificuldades económicas, as escolhas alimentares são mais dificultadas”, disse ainda a responsável, que teme um declínio da qualidade nutricional dos cidadãos, em particular dos mais jovens.

A bastonária reforçou também a “urgente” avaliação dos hábitos alimentares da população portuguesa, para que assim se possam “traçar medidas para a realidade atual”. O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, que será revelado pela primeira vez desde 2016, deverá contribuir para esse conhecimento, acredita.

Preço dos alimentos e pandemia podem inverter “alguma conquista” de Portugal no combate à obesidade

Finalmente, Alexandra Bento reforçou a necessidade de se aplicar uma taxa de IVA de 0% nos bens essenciais, tal como acontece em Espanha, e a concretização de acordos com operadores, para a fixação dos preços de determinados produtos, seguindo o exemplo francês.