“Não chegues atrasado ao diagnóstico” é o apelo que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, em parceria com a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn e a Associação CrohnColite Portugal, faz à população com a nova campanha de sensibilização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII).
A campanha pretende alertar para as DII, que, apesar de registarem baixa mortalidade, têm elevada morbilidade e, por isso, têm um grande impacto na qualidade de vida, já que muitos doentes precisam de hospitalizações e cirurgias.
A iniciativa conjunta conta com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, e destina-se aos jovens entre os 20 e 35 anos, faixa etária em que a doença é mais diagnosticada, tendo, por isso, um elevado impacto a nível laboral, pessoal e social.
“Esta iniciativa sublinha a urgência e necessidade da população estar atenta aos sintomas destas doenças. Atualmente registam-se atrasos no diagnóstico de mais de dois anos (tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico) o que impede um tratamento precoce”, esclarece a Professora Marília Cravo, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Não existe nenhuma medida preventiva aprovada para as DII mas, promover um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada tem benefícios em todas as esferas da saúde.
Assista aqui ao filme desenvolvido pela SPG para divulgação desta campanha e partilhe esta campanha.