Handy Rice, um snack à base de arroz e yacon, venceu a 6ª edição do prémio nacional de Eco-inovação alimentar e vai representar Portugal na competição europeia do setor, na Sial Paris 2022.
“Handy Rice é um snack desidratado à base de arroz e yacon (tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal)” e venceu a competição nacional, o Prémio Ecotrophelia Portugal 2022, revela em comunicado a Portugal Foods e a Ecotrophelia.
O produto “eco-inovador vencedor resulta do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra”. O Handy Rice “valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização. O resíduo de polpa produzido durante a sua formulação é também utilizado. Na embalagem são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido”.
João Miranda, embaixador do Prémio Ecotrophelia Portugal, refere que, “sem exceção, voltamos, mais uma vez, a constatar a enorme qualidade dos projetos, pensados e desenvolvidos por jovens estudantes das universidades e politécnicos nacionais, que se apresentaram a concurso”. Por sua vez, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods reforça que esta nova edição do Ecotrophelia Portugal “mostra que a relação entre a indústria e a academia está cada vez mais forte”.
O Handy Rice vai representar Portugal na competição europeia, Ecotrophelia Europe 2022, que decorrerá durante a SIAL Paris, entre 15 a 19 de outubro. Além da equipa portuguesa, estarão a concurso projetos de outros 15 países. Em 2020, o projeto OrangeBee, preparado fermentado de aquafaba desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor do prémio internacional.