Portugal regista sismo de magnitude 5,3. Em Lisboa, foi o maior desde 1969 664

Ocorreu um sismo de magnitude 5,3 durante a madrugada desta segunda-feira em Portugal Continental. No caso de Lisboa, foi o maior alguma vez registado em mais de 50 anos, desde 1969.

“Foi o maior sismo em Lisboa desde 1969”, confirmou à Rádio Observador Jorge Miguel Miranda, geofísico e ex-presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, “foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente”, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines”.

Em comunicado, o IPMA avança que a ocorrência “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa” .

Explica ainda que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação” Se necessário, “serão emitidos novos comunicados”.