Simpósio AVC a Sul: Profissionais de saúde querem tratar mais e melhor o AVC no sul do país 370

A Via Verde do AVC, o AVC nas diferentes regiões do país e o papel da inteligência artificial no diagnóstico e referenciação do doente com AVC são alguns dos temas que vão ser abordados no Simpósio AVC a Sul, a primeira reunião sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Algarve. Organizado pela Unidade de AVC e pelo Serviço de Radiologia de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), o evento realiza-se no dia 29 de abril, a partir das 9 horas, na Pousada Palácio de Estoi, em Faro, e destina-se preferencialmente a profissionais de saúde.

“É com muito orgulho que realizamos pela primeira vez o Simpósio AVC a Sul com o objetivo de criar um espaço de partilha de experiências, dificuldades e saberes, desde a teoria à prática e o diagnóstico ao tratamento e seguimento dos doentes com patologia vascular cerebral nas unidades de saúde do sul do país”, afirma Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio.

O evento, que pretende discutir o estado da arte a sul do país, será composto por três mesas com vários oradores convidados que, através da moderação da Comissão Organizadora, irão abordar os mais diversos temas relacionados com o AVC, apresentando uma visão multidisciplinar sobre a patologia e os modelos de organização e de resposta:

MESA 1 (9h00 – 10h15):
• “Visão nacional do funcionamento da Via Verde do AVC” – Elsa Azevedo (Porto)
• “O modelo da região Centro” – Gustavo Santo (Coimbra)
• “Notificação e transporte pré-hospitalar na Via Verde do AVC” – Filipa Barros (Lisboa)

MESA 2 (10h45-12h30):
• “Avaliação imagiológica da viabilidade das terapias de reperfusão (perfusão, wake up stroke)” – Inês Gil (Faro)
• “Impacto clínico e socioeconómico do tempo de atraso na Via Verde do AVC” – João Sargento Freitas (Coimbra)
• “Cuidados integrados do doente com AVC” – António Costa (Faro), Luís Malaia (Faro)

MESA 3 (14h00 – 15h05):
• “AVC no Algarve: onde estamos” – Ana Paula Fidalgo (Faro)
• “AVC em Beja” – Vera Guerreiro (Beja)
• “AVC no Litoral Alentejano” – Ana Cláudia Vicente (Santiago do Cacém)
• “O papel da inteligência artificial no diagnóstico e referenciação do doente com AVC: uma rede inter-regional”- Tiago Baptista (Lisboa)

Na sessão de encerramento irão participar Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P., Ana Filipa Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do C.H.U. Algarve, E.P.E. e ainda José Castro Lopes e António Conceição, presidentes da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Portugal AVC, respetivamente.