Saúde mental da mãe em foco nas Conversas com Barriguinhas 887

Cuidar da saúde mental das mães é fundamental para o seu bem-estar e o da sua família. Por isso, o próximo evento das Conversas com Barriguinha, que se realiza no dia 7 de agosto, vai dedicar atenção especial a este tema, com foco nos babyblues e depressão pós-parto. As inscrições gratuitas estão disponíveis na plataforma.

Após o parto, o corpo da mulher experiência várias alterações hormonais que causam um grande instinto de proteção. Estas alterações, juntamente com a exaustão física do parto e das noites mal dormidas com um recém-nascido, podem provocar alguns desafios para a mulher, como os babyblues. Em situações mais graves pode levar à depressão pós-parto, que se estima afetar entre 10 a 15% das mães.

Nesta sessão, a psicóloga clínica especializada na área perinatal, Carmen da Silva, vai identificar as diferenças entre babyblues e depressão pós-parto, dois fenómenos característicos do puerpério, explicando como podem os familiares apoiar as mães nestes momentos desafiantes.

A segurança do bebé é também motivo de preocupação por parte das grávidas e recém-mamãs. Por isso, a enfermeira parteira Isabel Ferreira vai estar presente para dar a conhecer formas de garantir que tanto o bebé como a grávida estão em segurança durante as viagens de automóvel.

Para terminar, a sessão vai também contar com a presença da conselheira em células estaminais da Crioestaminal Joana Gomes, que vai partilhar as características únicas destas células que têm o potencial de substituir células que vão morrendo no nosso corpo ao longo da vida e reparar tecidos danificados.