Sanofi lança nova edição do programa de financiamento em oncologia – When Cancer Grows Old 507

A Sanofi reforça o seu compromisso na área de oncologia com a nova edição do Programa Global de Financiamento, no âmbito da iniciativa When Cancer Grows OldTM, um programa que visa apoiar financeiramente 20 organizações sem fins lucrativos que desenvolvam projetos ou atividades focados nos doentes oncológicos sénior e que os ajudem a enfrentar os desafios do envelhecimento e do cancro e a melhorar a jornada do doente. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de junho, podendo encontrar toda a informação e fazer a sua submissão, aqui.

Desde o lançamento do programa em 2020, a Sanofi já financiou cerca de 50 entidades, 5 das quais portuguesas, que apresentaram iniciativas para dar resposta aos desafios vividos pelas pessoas com cancro, cuidadores e comunidade em geral. O cancro é uma patologia crescente, estimando-se que em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos com a doença duplique;[i] só em 2020, quase 10 milhões de pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo foram diagnosticadas com cancro – o maior número de novos diagnósticos de cancro nesse ano.[ii],[iii] A falta de aposta na melhoria de uma realidade onde mais idosos vivem com cancro pode ter um impacto considerável nos sistemas de saúde, que já veem o seu limite ultrapassado.[iv]

Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access, Public Affairs & Trade

“Também em Portugal a probabilidade de alguém morrer prematuramente com cancro é, em projeção da OMS para 2030, de 6,6%. Com os objetivos de desenvolvimento sustentado, esta probabilidade pode descer para 4,9% – isto é, com intervenção sobre fatores comportamentais e ambientais, bem como pelo uso adequado da tecnologia e da inovação[v]. É um objetivo ambicioso, de salvar vidas e prolongar outras com qualidade, que está ao nosso alcance. A dupla chave para este futuro mais desafiante e de maior esperança é a investigação científica por um lado, e a melhor organização de cuidados por outro, por isso gostaria de desafiar as instituições portuguesas que fazem um trabalho meritório nesta área a apresentarem as suas iniciativas com vista ao seu reconhecimento e divulgação enquanto boas práticas.”

Critérios de participação

As candidaturas incluem organizações sem fins lucrativos, como associações de doentes e profissionais, ativas na área da oncologia, sendo dada prioridade a projetos focados nos doentes sénior e que melhorem os cuidados de saúde e diminuam inequidades no acesso ao tratamento. As contribuições podem apoiar atividades presenciais ou virtuais e/ou programas destinados à educação dos doentes, famílias/cuidadores, organizações de doentes ou programas de consciencialização. A contribuição não pode ser feita a um indivíduo ou cliente e também não pode apoiar propostas que proporcionem educação contínua aos profissionais de saúde ou atividades políticas, apenas para as necessidades do doente.

A contribuição solicitada e fornecida não pode exceder 25% do rendimento anual estimado de uma organização.

Prazo de Candidatura

Candidaturas até 30 de junho de 2022, através do Portal Online de Contribuições Globais da Sanofi.

[i] Nações Unidas, Departamento de Assuntos Económicos e Sociais, Divisão populacional (2017). Envelhecimento da População Mundial 2017 – Destaques (ST/ESA/SER. A/397)
[ii] O Globocan. Observatório Global do Cancro amanhã. Site da Agência Internacional de Investigação sobre Cancro da Organização Mundial de Saúde. 2018.
http://gco.iarc.fr/tomorrow/graphic-line?type=0&population=900&mode=population&sex=0&cancer=39&age_group=65%2B&apc_male=0&apc_female=0.
[iii] Observatório Global do Cancro hoje. Site da Agência Internacional de Investigação sobre Cancro da Organização Mundial de Saúde. 2020.
https://gco.iarc.fr/today/online-analysis-table?v=2020&mode=cancer&mode_population=continents&population=900&populations=900&key=asr&sex=0&cancer=39&type=0&statistic=5&prevalence=0&population_group=0&ages_group%5B%5D=13&ages_group%5B%5D=17&group_cancer=1&include_nmsc=1&include_nmsc_other=1
[iv]Pilleron, S., Sarfati, D., Janssen‐Heijnen, M., Vignat, J., Ferlay, J., Bray, F. e Soerjomataram, I. (2019), Incidência global de cancro em adultos mais velhos, 2012 e 2035: Um estudo baseado na população. Int J Cancer, 144: 49-58. doi:10.1002/ijc.31664
[v] Cancro e envelhecimento – a esperança na investigação científica e na organização de cuidados. DN.pt 2022 https://www.dn.pt/opiniao/cancro-e-envelhecimento-a-esperanca-na-investigacao-cientifica-e-na-organizacao-de-cuidados-14557344.html