Já está publicado na revista The Lancet Regional Health o artigo “Policy implementation and priorities to create healthy food environments using the Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI): A pooled level analysis across eleven European countries”, onde são descritos os principais resultados do estudo que “avaliou a implementação de políticas públicas e as prioridades para a criação de ambientes alimentares saudáveis em 11 países europeus, incluindo Portugal”, lê-se no site do PNPAS.
O estudo engloba diversos países europeus e Portugal, a par da Finlândia e Noruega, destaca-se pela positiva na implementação de políticas que “contribuem para hábitos de alimentações mais saudáveis”.
“Portugal obteve um grau de implementação moderado ou elevado para 77% dos indicadores incluídos nesta análise (56% grau de implementação moderado e 21% grau de implementação elevado). Os dados individuais para o contexto português já tinham sido previamente divulgados pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em janeiro deste ano e podem ser consultados aqui”, está escrito no comunicado.
A metodologia utilizada neste estudo para a avaliação das políticas públicas implementadas para a criação de ambientes alimentares saudáveis foi desenvolvida pela International Network for Food and Obesity/NCDs Research, Monitoring and Action Support (INFORMAS) – Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI). Utiliza um índice com 50 indicadores agrupados em 13 domínios diferentes que representam as principais áreas de intervenção e de estruturas de apoio para a criação de ambientes alimentares saudáveis.