Uma das resoluções mais populares no início do ano é adotar um estilo de vida equilibrado e aprender a cozinhar de forma saudável. É por isso que a PronoKal, sugere que em 2024 descubra novas formas de cozinhar, através de técnicas simples e com baixo teor de gordura que lhe trarão variedade e todos os nutrientes necessários à sua dieta. Além disso, graças às diferentes formas de cozinhar, é possível realçar o sabor dos alimentos, por isso escolha as que mais lhe agradam!
Cozedura: Ideal para ovos, batatas, arroz e massa!
Para cozer, basta mergulhar os alimentos crus em água e levá-los a ferver. Esta forma de cozedura permite cozinhar os alimentos de uma forma saudável e íntegra, embora provoque a perda de vitaminas solúveis em água e de alguns minerais ao cozinhar os legumes. Dica: utilize a água de cozedura dos legumes para fazer outras preparações culinárias, como molhos e cremes saudáveis.
Por outro lado, quando se utiliza uma panela de pressão, a temperatura atingida é de 120º C, o que reduz o tempo de cozedura e permite uma melhor conservação das substâncias nutritivas. A cozedura sob pressão é ideal para os legumes.
A vapor: Ideal para cozer legumes mantendo todo o seu sabor, cheiro e cor!
Esta técnica utiliza o vapor para cozinhar os alimentos, mas nunca os mergulha em água. Como não é utilizada gordura o valor calórico dos alimentos não aumenta. Recomendamos a utilização de um recipiente especial, como vaporizadores, cestos de bambu ou utensílios de silicone, concebidos para este fim.
Papillote: Ideal para saborear peixe e legumes!
Tudo o que precisa para cozinhar em papillote é folha de alumínio ou papel vegetal (próprios para o forno). Enrole-o à volta dos alimentos e coloque-os no forno. Esta técnica é ideal para aromatizar os alimentos, sem necessidade de cozinhar com gorduras, como manteiga e/ou óleos, uma vez que utiliza o vapor.
Forno: Ideal para carne, peixe e legumes!
Permite-lhe cozinhar, de forma limpa e saudável, um grande número de pratos para toda a família. Os alimentos cozinhados no forno conservam todo o seu sabor e propriedades e, ao mesmo tempo, permitem dar um sabor mais suculento dos alimentos.
Chapa: Ideal para carne e legumes!
Rápida e fácil, a chapa pode ser a gás ou elétrica e permite-lhe cozinhar sem adicionar óleo. Desta forma, os alimentos adquirem um sabor delicioso, semelhante ao do grelhador ou da brasa, mas sem necessidade de queimar os alimentos. Naturalmente, é necessário manter este tipo de chapa em bom estado.
Wok: Técnica de origem asiática, ideal para cozinhar carne, marisco e legumes cortados em pedaços muito pequenos!
Utiliza uma “frigideira” caraterística, convexa no fundo, com cerca de 30 cm de diâmetro. Esta forma particular permite-lhe conservar o sabor e o cheiro dos alimentos nela cozinhados. Utiliza muito pouca gordura, o que lhe permite preparar receitas deliciosas e pouco calóricas num curto espaço de tempo.
De que está à espera para pôr em prática todas estas técnicas de cozinha?