O desafio de garantir lanches e snacks saudáveis para as crianças e jovens tem-se tornado uma preocupação crescente. Num mundo repleto de opções ultraprocessadas e ricas em açúcar, encontrar alternativas saudáveis e saborosas é uma necessidade urgente para as futuras gerações.
A evidência é muito clara no que toca ao papel determinante da alimentação saudável na infância, nomeadamente no que diz respeito ao crescimento, desenvolvimento e sucesso escolar das crianças. “É na infância que moldamos as nossas preferências alimentares e programamos a nossa saúde futura”, refere a nutricionista Ana Costa Silva, do ProChild CoLAB, uma associação privada sem fins lucrativos, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) como Laboratório Colaborativo desde 2018.
É “extremamente importante” promover o consumo de lanches saudáveis junto das crianças, “uma vez que são, por norma, os contextos propícios para hábitos alimentares desadequados, nomeadamente consumo de alimentos nutricionalmente pobres, hipercalóricos, ricos em açúcar, gordura e/ou sal que promovem o excesso de peso, obesidade e outras doenças crónicas não transmissíveis relacionadas com a alimentação”.
Opções simples e saudáveis
Ana Costa Silva avança com exemplos saudáveis, “extremamente simples e fáceis de preparar”:
- 1 pacote de leite meio-gordo (200 ml) com 1 maçã e 2 tostas integrais;
- Uma outra opção, igualmente simples e saudável, será: 1 pão com 1 fatia de queijo e 1 iogurte líquido ou sólido com baixo teor de gordura e açúcar;
- Em alternativa: 1 pacote de leite meio-gordo (200 ml) com 2 bolachas de milho e 1 laranja.
A nutricionista deixa ainda o exemplo de um lanche, “cuja preparação e confeção é muito simples, podendo ser feita pelas próprias crianças, com apoio/supervisão de um adulto: bolachas de banana e aveia. Basta esmagar duas bananas médias com 100g de aveia e colocar canela a gosto. De seguida, com a ajuda de uma colher, fazer pequenas bolinhas com o preparado e levar ao forno pré-aquecido 10 minutos, a 180 graus”.
“Opções para satisfazer a fome entre as refeições” é um dos artigos especiais da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de setembro e outubro, a ser disponibilizada brevemente. Conheça mais especificidades a ter em conta pelo nutricionista nesta temática na sua revista profissional.