Refrigerantes light podem estar relacionados com retinopatia diabética 624

16 de janeiro de 2019

O consumo de refrigerante light pode aumentar o risco de um tipo doença ocular diabética que pode conduzir à cegueira, avança um novo estudo.

 

Como consta no portal webmd.com, a investigação publicada no jornal “Clinical and Experimental Oftalmology”, é a primeira a avaliar a ligação entre refrigerantes e o que é chamado de retinopatia diabética proliferativa. «Na nossa amostra clínica de pessoas com diabetes, consumir mais de quatro latas, ou 1,5 litro de refrigerantes light por semana, foi associado a um risco redobrado de retinopatia diabética proliferativa», disse a Dra. Eva Fenwick, co-autora da publicação, ao jornal “Medscape Medical News”. Eva Fenwick é investigadora clínica do Singapore Eye Research Institute.

 

Como consta na publicação, a investigação incluiu 609 adultos, com diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e decorreu no Center for Eye Research Australia (CERA), localizado no Royal Victorian Eye and Ear Hospital, entre 2009 e 2010. A idade média dos participantes era de 64 anos e foram submetidos à medição objetiva da retinopatia diabética e do edema macular diabético com técnicas padronizadas para determinar de que forma os refrigerantes podem afetar as complicações microvasculares do diabetes. Os participantes relataram o consumo de refrigerantes num questionário de frequência alimentar com 145 perguntas. Do total da amostra, 46,8% ingeriam refrigerantes comuns e 31,2% ingeriam refrigerantes light. Quase um quarto dos pacientes do estudo revelaram retinopatia diabética proliferativa.

«Estes resultados suportam o crescente corpo de evidências que sugerem que o consumo regular e frequente de bebidas adoçadas artificialmente pode ter resultados vasculares prejudiciais», concluem os autores.

 

O estudo não deduziu os mesmos resultados entre as pessoas que bebiam refrigerantes açucarados normais, sendo que estes já foram apontados como um dos responsáveis pelo risco de doença cardiovascular.