Refeições tardias podem engordar 2155

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, indica que jantar tarde pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue.

A investigação denominada por “Metabolic Effects of Late Dinner in Healthy Volunteers—A Randomized Crossover Clinical Trial“, é da autoria de Chenjuan Gu, Nga Brereton, Amy Schweitzer, Matthew Cotter, Daisy Duan, Elisabet Børsheim, Robert R Wolfe, Luu V Pham, Vsevolod Y Polotsky, e Jonathan C Jun.

O estudo teve como objetivo analisar o impacto do jantar tardio no metabolismo noturno de voluntários saudáveis.

O ensaio ensaio cruzado randomizado, foi realizado em ambiente de laboratório, e contou com a participação de 20 voluntários saudáveis (10 homens e 10 mulheres). O intuito foi perceber como é que metabolizavam o jantar às 22:00 comparativamente com a mesma refeição por volta das 18h. Durante o estudo, todos se deitaram às 23:00. Foi dada aos participantes uma dieta isocalórica de macronutrientes.

Apesar do efeito de comer tarde variar muito entre as pessoas, e depender também da hora habitual a que as pessoas se deitam, a investigação concluiu que ingerir um jantar tardio reduz a tolerância à glicose e reduz a quantidade de gordura queimada.

O estudo mostra que algumas pessoas podem ser mais vulneráveis a comer mais tarde do que outras. Os efeitos metabólicos observados com uma única refeição continuarem a ocorrer de forma cíclica, então comer tarde pode levar a consequências para a saúde, como diabetes ou obesidade.

Em média, o nível máximo de glicose após o jantar tardio foi de aproximadamente de mais de 18%, e a quantidade de gordura queimada durante a noite diminuiu aproximadamente 10% comparativamente com o jantar anterior.

Os efeitos observados nos voluntários saudáveis pode ter mais expressão em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido.

Pode consultar este estudo aqui.