
A quarta edição da N2S Conference decorreu em 2024 em formato híbrido, o que permitiu reunir aproximadamente 130 participantes presencialmente e dar a possibilidade a mais cerca de três dezenas de acompanharem as sessões por via telemática.
Catarina Brás, aluna do 4.º ano da licenciatura em Ciências da Nutrição da Nova Medical School e presidente da comissão organizadora (constituída por um total de 18 estudantes), assinala que a N2S Conference tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo dos anos. Nesta edição, pela primeira vez, contou com a presença de duas convidadas internacionais no auditório, que se juntaram a um amplo painel de oradores nacionais das mais diferentes áreas.
Os trabalhos começaram no dia 7 de novembro, com a realização de 12 workshop na Nova Medical School, prolongando-se durante mais três dias, no auditório do Hospital CUF Descobertas. As mesas redondas, sessões plenárias, keynote lectures e QA session “abrangeram as variadas áreas da Nutrição, desde a Oncologia à Indústria, passando pela Nutrição Clínica, Nutrição no Desporto, ou a relação da Nutrição com a Inteligência Artificial”.
Redefining Health with Nutrition “foi a linha condutora que nos levou a idealizar todas as sessões, isto é, redefinir a saúde através da nutrição para, dessa forma, contribuirmos não só para o tratamento de doenças mas também para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral“.
Na conferência, marcada por grande dinamismo, os momentos de interação e de partilha entre os participantes são muito valorizados. O programa social incluiu a N2Social Night – um jantar em ambiente informal – e ainda o momento de lazer suN2Set, já no encerramento da conferência, “para agradecer aos nossos participantes, oradores e patrocinadores, o seu voto de confiança”.
O Main Event da N2S Conference “representa o trabalho de um ano”. De acordo com Catarina Brás, “gostamos sobretudo da experiência que adquirimos, sair do ambiente mais formal e sério da faculdade, mostrar as nossas valências, ganhar novas competências fora das unidades curriculares, e partilhar com outras pessoas perspetivas e trabalhos diferentes. Na nossa opinião, isso é muito importante para nos tornarmos melhores profissionais no futuro”.
“Redes sociais podem enganar” é um dos artigos de cobertura da última edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de janeiro e fevereiro, brevemente disponível. A desinformação sobre alimentação do doente oncológico é a temática focalizada na reportagem.