Real World Life Project 942

Pfizer e Instituições Académicas de Investigação Científica assinam protocolo para promoção da inovação em Portugal

Com o contexto pandémico mundial, a medicina e a investigação científica têm vindo a ganhar um papel cada vez mais preponderante na sociedade, assistindo-se a uma aproximação da ciência à sociedade.

Os ensaios clínicos, os estudos que permitem obter “dados de vida real” (real world data) e os projetos de educação e literacia em saúde assumiram crescente importância junto de autoridades, profissionais de saúde e da própria população. Nesse sentido, a Pfizer desenvolveu o projeto Real World Life, uma iniciativa que prevê uma parceria com instituições académicas de renome na área científica e com capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores com impacto nacional e além-fronteiras.

Para concretizar estas parcerias, foram já assinados protocolos entre a Pfizer Portugal e as seguintes instituições: Universidade de Aveiro, Universidade NOVA de Lisboa, Associação Centro de Medicina P5 da Escola de Medicina do Minho, i3S – Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto e BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia.

Estes protocolos assentam na realização semestral de centros estratégicos de reflexão, os chamados “Think Tank”, que constituem verdadeiros laboratórios de ideias. Aqui, são debatidas as necessidades de dados e de evidência científica relativa a áreas terapêuticas, medicamentos e vacinas inovadoras, bem como estabelecidas pontes de colaboração entre a Pfizer, as Universidades e os Centros de Investigação.

“Esta colaboração prevê ainda a partilha de informação e de visões sobre o conhecimento e a inovação e a análise de propostas de ideias de estudos vindos da Academia, espelhando um verdadeiro espírito colaborativo entre a Indústria Farmacêutica e estas instituições, constituindo assim um passo importante para o futuro da ciência. O objetivo é o de trazer inovação farmacêutica para Portugal e garantir que os doentes têm acesso às soluções terapêuticas de que necessitam tão cedo quanto possível”, garante Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

Sobre:

Biocant
O Biocant é uma Associação de Transferência de Tecnologia é uma associação privada sem fins lucrativos, que ao longo de 15 anos, desenvolveu um forte investimento em infraestruturas e atividades de I&D estruturantes e estratégicas, enquanto Centro de Inovação em Biotecnologia.
O Biocant- Associação de Transferência de Tecnologia tem como missão promover a criação e o desenvolvimento sustentável de iniciativas empresariais em Biotecnologia, atuando como um agente estratégico e catalisador na construção de um ecossistema centrado na valorização económica do conhecimento. https://www.biocant.pt/pt/

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S)
O i3S é uma instituição transdisciplinar dedicada à investigação e inovação em Ciências da Saúde. Reúne cientistas de renome internacional com competências em investigação básica, translacional e clínica. Os investigadores do i3S trabalham interactivamente para dar resposta a uma série de questões no âmbito de três programas integrativos: Cancro; Interação e Resposta do Hospedeiro; Neurobiologia e Doenças Neurológicas. Orientados por uma responsabilidade social e ética, o i3S tem cerca de 1500 colaboradores a desenvolver múltiplas abordagens que concorrem para um único objetivo: promover a saúde.

Pfizer – Inovação que transforma a vida dos doentes
Na Pfizer, aplicamos a ciência e os nossos recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. A cada dia, trabalhamos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento para conseguir a prevenção e o tratamento das doenças mais temidas do nosso tempo e responder de forma mais eficaz às necessidades médicas não satisfeitas. O nosso diversificado portfólio inclui medicamentos de uso humano, biológicos, pequenas moléculas e vacinas. Colaboramos com profissionais e autoridades de saúde de forma a garantir o acesso aos nossos medicamentos, procurando assumir uma voz ativa no desenvolvimento e na prestação de cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a todos. Na Pfizer, trabalhamos há mais de 172 anos para fazer a diferença na vida de todos os que confiam em nós. Para saber mais visite www.pfizer.pt

Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. A missão da UA é criar, compartilhar e aplicar conhecimento, envolvendo toda a comunidade através do ensino, da investigação e da cooperação com o meio envolvente, com vista a fazer uma clara diferença para os indivíduos e a sociedade. A UA tem como visão criar e transmitir conhecimento para transformar vidas, comunidades e a sociedade em geral, promovendo a formação para a cidadania, no respeito pela liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. Mais informações em www.ua.pt.

Escola de Medicina da Universidade do Minho
O projeto central da Escola de Medicina da Universidade do Minho é o curso de Mestrado Integrado em Medicina, concebido em moldes inovadores, que pretende formar médicos versáteis, multidisciplinares, dotados de elevada capacidade de raciocínio, excelentes comunicadores e com grandes capacidades humanas.
A Escola assegura também o ensino pós-graduado e a formação contínua na área das Ciências da Saúde. O ensino e a formação são articulados com as atividades de investigação desenvolvidas no nosso instituto de investigação – o ICVS – com o objetivo de cumprir a nossa missão: melhorar os cuidados de saúde através da formação e geração de conhecimento e valor.

Universidade NOVA de Lisboa
A investigação colaborativa, responsável, multidisciplinar e internacionalmente relevante é um dos pilares da Universidade NOVA de Lisboa, que tem como missão servir a sociedade através do conhecimento. Designadamente na área da Saúde, a NOVA procura responder aos reais desafios que o país e o mundo enfrentam com respostas eficazes e sustentáveis.