A Ordem dos Nutricionistas (ON) reabriu as inscrições para adesão do programa Cheque-nutricionista.
Na passada sexta-feira (06), a Associação Pública Profissional informou os seus associados “que se encontram novamente abertas as inscrições para a adesão ao programa Cheque-nutricionista”.
A iniciativa dos ministérios da Juventude e Modernização e da Educação, Ciência e Inovação, em colaboração com a ON, é destinado a estudantes do Ensino Superior e terá início no próximo dia 30 de setembro.
Para serem considerados nesta lista (esperam-se mais de 200 nutricionistas), os profissionais devem efetuar a sua inscrição até dia 25 de setembro, através do registo em formulário disponível no site da ON.
Requisitos para uma inscrição bem-sucedida
A “bolsa de nutricionistas” associada ao cheque-nutricionista acarreta um conjunto de requisitos, entre os quais a obrigatoriedade de os profissionais serem membros efetivos da ON, terem a sua inscrição ativa e uma situação contributiva regularizada (quotas em dia).
Devem ainda prestar consultas de nutrição em estabelecimentos registados na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ou por conta própria com registo na ERS para prestadores em Portugal Continental. Nas ilhas, devem prestar consultas em estabelecimentos registados na Direção Regional de Saúde dos Açores ou na Direção Regional de Saúde da Madeira. Ficam de fora os nutricionistas que prestem consultas por meios telemáticos.
A adesão à bolsa de nutricionistas é gratuita e voluntária. Ao longo do ano letivo de 2024-2025, serão disponibilizados 50 mil cheques-nutricionista, sendo que cada um deles equivale a uma consulta de Nutrição. Os profissionais recebem da Direção-Geral do Ensino Superior 35 euros por consulta.