Questionário ON: “Vários membros sentem que a Ordem não fornece o apoio necessário” 907

A Ordem dos Nutricionistas (ON) realizou um questionário para melhor compreender o nível de satisfação, com os serviços prestados, pelos membros, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001:2015).

Segundo especificado no relatório ‘Avaliação da satisfação dos serviços prestados pela Ordem dos Nutricionistas’, no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional, a ON concluiu que, no que toca à necessidade de formação antes do estágio, “vários membros destacam a importância deformações que poderiam ajudar no período de estágio, antes do início do mesmo”.

ON realizou questionário para conhecer o nível de satisfação dos seus membros. Conheça os resultados

Já no respeitante ao acesso e clareza sobre o processo de especialização, “há uma quantidade significativa sobrepedidos de orientações e clareza sobre a obtenção do título de especialista, com membros ainda a aguardar respostas sobre solicitações”.

Os membros da ON sentem ainda haver um “acesso desigual às especialidades, com membros mais novos a enfrentar barreiras que os mais antigos não enfrentaram”.

Por fim, há uma “solicitação de mais cursos de atualização profissional online e gratuitos, bem como a formação contínua não ser apenas para especialistas”.

 

Apoio e Valorização dos Profissionais

A ON concluiu ainda que “vários membros sentem que a Ordem não fornece o apoio necessário, atuando apenas como recetora de quotas”.

Além disso, os membros expressaram, no respeitante a protocolo de estágio e empregabilidade, a “necessidade de protocolos com empresas, principalmente hospitais, para estágios e criação de uma secção de emprego para nutricionistas”.

Ao nível da valorização da profissão, a ON destaca ainda ter havido “comentários sobre a falta de valorização dos nutricionistas em várias áreas e a necessidade de maior apoio da Ordem na estruturação dos serviços de nutrição”.