Quatro webinares, um livro e uma tertúlia para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade 817

A Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI) e a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) vão realizar, entre os dias 18 e 22 de maio, diversas atividades para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. O programa das iniciativas conta com seis sessões virtuais, ao longo desta semana, e uma participação em televisão. A maioria das atividades concentra-se no dia 22 de maio, data em que se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

Entre os dias 18 e 21 de maio vão realizar-se pelas 21h00, no Facebook da APOBARI, quatro webinares que terão a participação de um cirurgião plástico, um gastroenterologista, uma nutricionista e uma psicóloga para a falar sobre a obesidade nas várias vertentes e com a perspetiva das diferentes áreas.

No dia 22 de maio, sábado, o dia inicia-se com a apresentação do livro “O Esconderijo”, um projeto da ADEXO e da APCOI, no programa “Aqui Portugal” da RTP. A apresentação do livro será feita pelos apresentadores José Carlos Malato e Vanessa Oliveira que apadrinharam este projeto.

De seguida, pelas 15h00, no Facebook da ADEXO será feito o lançamento oficial do livro “O Esconderijo” pelos presidentes das respetivas associações responsáveis por este projeto – Carlos Oliveira da ADEXO e Mário Silva da APCOI.

Para encerrar as celebrações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, realizar-se-á uma tertúlia sob o mote “STOP BULLYING”, um tema que vai ao encontro do livro “O Esconderijo”, também no Facebook da ADEXO pelas 21h00. Esta sessão volta a juntar as três associações – ADEXO, APCOI e APOBARI – e contará ainda com a participação de uma psicóloga, um pediatra e um cirurgião, para falar sobre a obesidade como uma doença e a sua relação atual com o bullying.

Estas iniciativas contam com o apoio do Ministério da Saúde, da Federação Nacional de Associações de Doenças Crónicas (FENDOC), das farmacêuticas Novo Nordisk, Johnson&Johnson e Medinfar, bem como do Grupo Lusíadas.