Quando nos lançamos no caminho para um peso mais saudável, é comum concentrarmo-nos apenas na perda de peso, negligenciando outros aspetos importantes da nossa saúde. No entanto, atingir um peso ideal vai para além do que a balança indica. É fundamental melhorar a nossa composição corporal e controlar parâmetros como a tensão arterial, o colesterol e os triglicéridos, a glicose e o ácido úrico, entre outros.
Quando se perde peso sem cuidar da composição corporal, essa mudança é feita à custa da massa muscular e, para além das óbvias repercussões estéticas, isto tem um impacto ainda maior na saúde, em aspetos que não são visíveis a olho nu. Assim, a PronoKal explica como a proteína é um aliado para ter um peso saudável.
Podemos encontrar dietas restritivas inadequadas com uma ingestão incorreta de macronutrientes, métodos em que grande parte do peso perdido será em detrimento das nossas reservas musculares, pelo que corremos o risco não só de piorar a nossa saúde, mas também a nossa aparência, provocando alterações tanto na estrutura muscular como na estrutura óssea que se refletirão na flacidez, fazendo-nos parecer mais velhos.
Para evitar esta situação, devemos procurar abordagens que garantam uma perda de peso baseada na perda de massa gorda e na preservação da massa muscular, a fim de melhorar a nossa composição corporal, proteger a estrutura dos nossos músculos, ossos e pele e, de um modo geral, ajudar-nos a melhorar a nossa saúde. Para alcançar este resultado, é essencial que o principal aporte nutricional seja a proteína, não só considerando que a quantidade consumida diariamente é a correta para preservar a nossa massa muscular, mas também que a qualidade desta proteína é ótima para que possa desempenhar o seu papel no nosso corpo de uma forma excecional.
Cada vez mais encontramos tratamentos inovadores que ajudam a reduzir o apetite e, portanto, facilitam a perda de peso sem grande esforço, mas a estratégia nutricional correta deve ser a base de qualquer tratamento para a perda de peso e, especialmente, de gordura. Devemos ter em conta que a falta de apetite nos permitirá consumir uma baixa quantidade de calorias diárias e, portanto, uma redução de peso, mas que, em geral, esta perda de peso será conseguida à custa da proteína muscular.
Todas estas razões devem incentivar-nos a optar por um tratamento que garanta o fornecimento correto das proteínas que o nosso organismo necessita diariamente e que nos proporcione o apoio nutricional necessário para conseguir uma mudança de hábitos a longo prazo, na qual a reeducação alimentar desempenha um papel preponderante.
No entanto, quer se esteja a perder peso ou não, é sempre importante dar prioridade à ingestão de proteínas para manter um corpo forte e vital. É preciso lembrar que não são os quilos na balança que realmente importam, mas a composição desse peso.