Um pequeno-almoço equilibrado é a forma ideal de começar o dia, já que se trata da primeira refeição logo após um jejum de muitas horas.
É importante dar ao organismo os nutrientes necessários para enfrentar com energia todas as tarefas que se realizam durante o dia. Para isso, a PronoKal deixa algumas sugestões:
• Se quer manter o peso e ter um maior rendimento tanto físico como intelectual, não salte o pequeno almoço. Não use a desculpa da falta de tempo ou de hábito, sente-se e dedique 20 minutos a tomar o pequeno-almoço com calma.
• Não deixe passar mais de uma hora desde que se levanta até comer alguma coisa e vai ver que se sente mais saciado durante o dia, ajudando a escolher os alimentos mais saudáveis, de melhor qualidade e em menor quantidade.
• Tome o pequeno-almoço de forma consciente, foque a atenção no momento da ingestão e não realize outras atividades ao mesmo tempo, como por exemplo ver TV, falar ao telefone, ler, etc. Vai ajudar a ter uma boa relação com a comida.
Em que consiste um pequeno-almoço equilibrado
Um pequeno-almoço equilibrado é composto por uma variedade de nutrientes para começar o dia de forma saudável. É fundamental incluir uma combinação adequada de hidratos de carbono, fibra, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, na primeira refeição do dia.
Uma porção adequada de cada um dos grupos de alimentos tornará o pequeno almoço delicioso e equilibrado.
1# Hidratos de Carbono: Escolher entre pão, aveia ou cereais sem açúcar. Recomenda-se que se opte por variedades integrais já que têm uma alta percentagem de fibra e ajudam a que se sinta mais saciado durante mais tempo, ajudando também a melhorar o trânsito intestinal.
2# Lácteos: É recomendável dar prioridade aos desnatados, como leite magro, queijo fresco ou iogurte magro. Pode também optar por bebidas vegetais de amêndoa, soja, aveia ou arroz, ricas em cálcio e vitamina D.
3# Frutas: Têm vitaminas, minerais e fibras. Escolha fruta da época, pois são mais sustentáveis e sabem melhor. É importante que coma uma peça inteira, visto que aportará mais fibra.
4# Alimentos ricos em proteínas e baixos em gordura como o fiambre de peru ou frango, ovo ou atum em lata ao natural.
5# Gorduras: em menor quantidade e escolhendo as mais saudáveis. Uma boa escolha é o azeite, o abacate, frutos secos, sementes ou manteiga de amendoim.
É importante lembrar que é de manhã que começa o dia e nada como um pequeno-almoço saudável e nutritivo!
Saiba mais informações em: https://bit.ly/3reBfqi