PRONOKAL LANÇA TRATAMENTO DE PERDA DE PESO DEDICADO AOS MAIS DE 60 ANOS 425

A pensar na importância de um peso saudável em todas as idades

PRONOKAL LANÇA TRATAMENTO DE PERDA DE PESO DEDICADO AOS MAIS DE 60 ANOS

De acordo com dados do PronoKal Group®, mais de 35% dos maiores de 65 anos sofre de obesidade e 45% sofre de excesso de peso. A pensar nesta geração, e sabendo que é importante a perda de peso nas pessoas com mais de 60 anos para estarem saudáveis, a marca lança agora em Portugal, o PnKExpert, um tratamento de perda de peso específico para esta idade.

O excesso de peso em idade mais avançada é um risco para a saúde por várias razões e está relacionado com outras comorbidades que contribuem para limitações funcionais e diminuição da qualidade de vida: Doenças cardiovasculares, hipertensão, Diabetes tipo II, Colesterol, etc. Assim é importante alcançar e manter um peso saudável depois dos 60 anos para ganhar qualidade de vida e prevenir/melhorar estes efeitos.

Segundo organizações mundiais de saúde a perda de peso em pessoas com mais de 60 anos deve garantir a preservação da massa muscular e a funcionalidade do paciente, diminuindo assim o risco de quedas, complicações médicas e melhorando as suas expectativas no que toca à qualidade de vida, uma vez que após os 40 anos há uma perda natural que, somada à dos tratamentos tradicionais de emagrecimento (dietas hipocalóricas), produz uma diminuição da força muscular e estabilidade do paciente. O PnKExpert, que tem por base uma dieta cetogénica de baixo teor de gordura, permite a perda de peso às custas do excesso de gordura com ingestão adequada de proteínas para preservar a massa muscular.

Com o PnKExpert, os pacientes perdem peso de maneira eficaz, segura e saudável, sentem-se mais ativos e com mais vitalidade e ganham qualidade de vida.
A prevalência de excesso de peso e obesidade em pacientes com mais de 60 anos é significativa. Estes pacientes quando recorrem à consulta médica apresentam preocupações que incidem muito na qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Por esta razão é muito importante que os médicos conheçam as particularidades clínicas destas faixas etárias nomeadamente que o excesso de adipócitos (células de gordura) vem acompanhado por sarcopénia (perda de massa muscular) e fraqueza muscular. A causa desta sarcopénia é multifatorial desde a negligência na ingestão de proteína, a dificuldade de o organismo produzir células musculares e habitualmente uma vida mais sedentária.

“O PnKExpert é um método de emagrecimento muito eficaz e seguro para estas faixas etárias. Garante um aporte proteico adequado a estas idades, suplementa com HMB (aumenta a síntese de proteínas e diminui a degradação das mesmas) e incentiva o exercício físico moderado orientado para o reforço muscular e adaptado ao estilo de vida destes pacientes. É assim possível garantir que os nossos pacientes mais velhos percam peso, à custa de gordura e se mantenham ativos promovendo atividades que aumentando a sua força muscular e evitam quedas, osteoporose e outras comorbilidades típicas destas faixas etárias e que tende a aumentar a mortalidade”, afirma Joana Gagliardini, médica prescritora da PronoKal.

Pilares do PnKExpert:
• Nutrição adaptada às suas necessidades: Seguindo uma dieta cetogénica, baixa em hidratos de carbono e em gorduras, com uma oferta adequada de proteínas de alto valor biológico (fórmula exclusiva PorteinDHA) permite perder gordura e preservar a massa muscular (chave para manter a funcionalidade).
• Suplementação especifica recomendada: O médico, é o responsável por recomendar a suplementação necessária tendo em conta as necessidades de cada um. A suplementação aconselhada neste método, HMB Plus, favorece a manutenção de massa e força muscular, integridade óssea e a cobertura total das necessidades de vitaminas e minerais.
• Atividade física: O excesso de peso numa pessoa mais velha é associado a um deterioramento de força e massa muscular, da resistência cardiovascular e do equilíbrio, o que leva a uma diminuição das atividades diárias, a um risco mais elevado de quedas e a uma perda de independência, entre outras consequências. Uma atividade física apropriada e acompanhada pode ser assim sinónimo de uma maior qualidade de vida.
• Coaching: Através de técnicas e ferramentas procuramos que as pessoas possam melhorar a sua relação com a comida e alcançar as mudanças no seu estilo de vida. Mudanças essas que além de físicas passam também por emocionais, tão importantes nesta fase da vida, em que ainda há tanto para ser vivido com qualidade.