Projeto português quer combater a malnutrição junto da população sénior 667

18 de Julho de 2016

Combater a malnutrição existente na população sénior é o objetivo do projeto CordonGris, dinamizado pela Fraunhofer Portugal, em parceria com a SONAE MC e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Trata-se de um software em desenvolvimento que pretende divulgar recomendações nutricionais e de promoção de um estilo de vida saudável, assim como solução de assistência de compras, lê-se num comunicado enviado. Esta iniciativa também prevê um serviço de entrega de alimentos e refeições, adequados ao utilizador, e a oferta de descontos em compras, facilitando a gestão do orçamento associado à alimentação.

Ana Correia de Barros, investigadora da Fraunhofer Portugal, afirma: «Este será um serviço de equilíbrio entre procura e oferta e, por isso, um serviço que contribui para a redução de desperdício alimentar, podendo responder de forma específica às necessidades nutritivas de cada pessoa com entrega de alimentos que precisam de ser escoados pelos produtores».

O projeto CordonGris, cujo nome resulta de uma alusão entre a famosa receita de cordon bleu e os cabelos grisalhos típicos da população sénior, tem a duração de dois anos e está a ser implementado em Portugal, no Reino Unido e nos Países Baixos.