Projeto para reintegrar resíduos alimentares industriais num novo portefólio de produtos vence NOVA impAct! Challenges 1052

O Circular Foods [NOVA SBE] foi um dos projetos vencedores durante o Demo Day, do NOVA impAct! Challenges 2024, um programa criado pelo gabinete NOVA Impact, em conjunto com o Santander Universidades.

A iniciativa, cuja final decorreu ontem, como noticiado no site da Universidade Nova de Lisboa, é uma oportunidade para tirar do papel os projetos de impacto social/ambiental que incluam, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Criado por António Vidinha, Carolina Piloto, José Sarmento, Carlota Moura e Carlos Morais, o Circular Foods tem como objetivo “reintegrar resíduos alimentares industriais num novo portefólio de produtos alimentares e bebidas saudáveis e acessíveis, desenhado para clientes que têm dificuldade em encontrar alternativas naturais no mercado, com impacto positivo tanto no planeta quanto na comunidade”.

Segundo a informação avançada, o projeto diferenciava-se dos concorrentes por “priorizar a saúde física e mental através de ingredientes naturais reciclados”, o que permite praticar preços competitivos devido ao modelo de negócio circular.

O outro projeto vencedor

EnsinAI [NOVA IMS]

De Lourenço Martins e Miguel Neto, a sua finalidade é  “empoderar os estudantes com um tutor alimentado por IA e uma plataforma gamificada que proporciona educação acessível e envolvente, colmatando a lacuna deixada pela escassez de professores e pela tutoria privada cara. Numa linha: Educação de qualidade, envolvente e divertida que é acessível”.

Menções Honrosas 

Sangue.PT [NOVA ENSP]

Visa desenvolver “uma aplicação para uma gestão eficiente do sangue com o objetivo de reduzir o desperdício e aumentar as doações de sangue, incentivando os dadores através de apelos personalizados (com base na geolocalização) e nas necessidades do tipo de sangue”. A plataforma digital, que também apoia a educação e mantém registos médicos, foi desenvolvida por Ana Beatriz, Ana Silva, Elisa Bucho, Francisco Ferreira Pinto e Gonçalo Lobo.

 

DentAR Kids [NOVA ENSP]

É uma solução desenhada para “resolver o medo das crianças de ir ao dentista, envolvendo uma aplicação para as familiarizar com os procedimentos antes das consultas e óculos de realidade aumentada durante as consultas para tornar a experiência menos assustadora. Isto melhora a eficácia do tratamento, poupa tempo e materiais às clínicas, melhora as condições de trabalho e proporciona uma melhor experiência geral e saúde oral para as crianças”. O projeto é da responsabilidade de Amância Trindade, Mafalda Almeida e Carolina Santos.