Projeto LOCALNUTLEG: potenciar a dieta mediterrânica com novos produtos de base vegetal 785

O Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (MORE), encontra-se a desenvolver o projeto LOCALNUTLEG, que consiste no desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal e de valor acrescentado através da promoção de variedades locais mediterrânicas de leguminosas e frutos secos”.

O projeto pretende desenvolver produtos alimentares ligados à cultura mediterrânica que possam providenciar o máximo de nutrientes e simultaneamente promover a dieta mediterrânica, reconhecida mundialmente como uma das mais benéficas para a saúde.

O principal objetivo do projeto é capacitar os setores dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo com uma marca registada, não só com uma Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou identidade autóctone através do desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal com valor acrescentado, de forma a recuperar a atratividade da dieta mediterrânea.

Este projeto foca-se em cinco aspetos: providenciar um portfólio completo com os aspetos nutricionais e bioquímicos das leguminosas e frutos secos com DOP/IGP/identidade autóctone de Espanha, França, Itália, Israel, Marrocos, Portugal e Turquia; desenvolver produtos alimentares de base vegetal inovadores, produzidos a partir de leguminosas e frutos secos, e refeições tradicionais prontas a consumir; aumentar o alcance dos produtos mediterrânicos locais à base de legumes e frutos secos; desenvolver uma estratégia de comercialização e exploração para todos os novos produtos desenvolvidos; e promover os benefícios para a saúde dos produtos estudados.

O projeto LOCALNUTLEG tem como coordenador o IRTA – Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries (Espanha), e é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica). Teve início em maio de 2021 e terá uma duração total de 42 meses.

Este projeto reúne um consórcio internacional composto por oito entidades: Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França, Israel, Turquia e Marrocos, envolvendo organizações, institutos, universidades, associações e empresas.