Um novo projeto europeu quer identificar bactérias e químicos prejudiciais em minutos, nas frutas e vegetais através de sensores.
O projeto, chamado GRACED, é coordenado pelo CyRIC – Cyprus research and innovation Centre.
Os sensores pretendem que os trabalhadores monitorizem dezenas de amostras de frutas e legumes, com resultados em menos de 30 minutos.
O sensor utiliza partículas de luz para deteção dos vestígios de bactérias ou pesticidas, não necessitando de usar químicos ou corantes como marcador da presença desses vestígios.
Os investigadores inspiraram-se num dos sensores existentes que examinam a água para detetar contaminação microbiológica ou contaminação química com um pequeno número de pesticidas.
A equipa considera que estas aplicações são extremamente úteis para várias alternativas de produção de alimentos de próxima geração, como as quintas verticais ou urbanas, que são como um laboratório onde tudo é conduzido em salas controladas.
O projeto tem previsão de conclusão em 2024, e vai realizar testes em França, Itália e Hungria, cobrindo os diversos tipos de sistemas de produção agrícola.