O projeto BB RELeaf venceu o 1º prémio do Concurso de Ideias de Economia Circular “From Linear to Circular Ideas”, promovido pela Rede Campus Sustentável.
Denominado por “Biomassa inovadora da folha senescente do mirtilo: convertendo resíduos em recursos nutracêuticos sustentáveis de valor acrescentado”, este projeto consiste no reaproveitamento das folhas de mirtilo, que são consideradas um desperdício agrícola, para gerar biomassas com aplicação nas indústrias alimentar e nutracêutica.
De acordo com um comunicado divulgado, este projeto tinha como objetivo “converter resíduos agrícolas em novos ativos de valor acrescentado, otimizando o rendimento de recursos naturais, fomentando circuitos de retorno e facilitando a transição para sistemas que exponenciem a bioeconomia circular”.
“Os ensaios pré-clínicos demonstram os benefícios funcionais das biomassas geradas a partir das folhas de mirtilo, cuja aplicação poderá ser possível em três segmentos de mercado: como aditivo antioxidantes de base natural; como ingrediente funcional para rações animais superiores; e como suplemento nutracêutico”, indica a nota divulgada.
Sofia Viana, a líder deste projeto, é docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), e investigadora no Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research da Universidade de Coimbra.