A marca Nomad Foods juntou-se à BlueNalu para criar produtos do mar a partir da cultura celular em laboratório, em vez de capturados nos oceanos. de modo a combater uma sobre-exploração de espécies pouco sustentável.
A informação foi avançada pela Nomad Foods, proprietária das marcas Findus, Iglo, La Cocinera e Green Cuisine, à Reuters.
Segundo a Nomad, o objetivo é vender produtos do mar cultivados artificialmente, para responder à crescente procura e ajudar a salvaguardar a biodiversidade marinha.
A BlueNalu vai isolar células de peixe do músculo, gordura e tecido do animal, e assegurar as condições que necessitam para se multiplicarem. Depois, são moldadas em porções, através de práticas comuns na indústria alimentar. Não há qualquer modificação genética.
De momento, a empresa já está a desenvolver uma variedade de produtos criados diretamente através de uma cultura celular.
Através desta parceria, a Nomad e a BlueNalu vão colaborar em estudos de mercado e de opinião dos consumidores, avaliar o que é necessário para obter a aprovação dos reguladores e explorar novas oportunidades de negócio e produtos para os mercados europeus.
A Nomad Foods, está presente em 14 mercados europeus, e é o maior comprador do mundo de peixe capturado de forma sustentável. Esta parceria representa a primeira do género na Europa entre uma empresa de bens de consumo embalados e uma empresa de produtos do mar produzidos a partir de células.
De acordo com o relatório Blue Economy da União Europeia, a Europa é o maior importador de peixe do mundo, com os seus cidadãos a consumir mais do triplo do que produzem.