Prémios VS 2024: WATER vence “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração” 216

O projeto WATER (We Act Toward Environmental Responsibility), da Eurest Portugal, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.

“Este projeto surgiu de um objetivo muito claro: a redução do desperdício de água. A água é um bem escasso, em que cada gota conta. Este não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida porque juntos conseguimos fazer a diferença”, referiu Rita Ferreira, gestora do Sistema e Segurança Alimentar da Eurest, no palco do Casino Estoril.

A proposta “visa reduzir o desperdício de água na produção de refeições: desde a seleção de matéria-prima até à alteração disruptiva nos métodos de produção de refeições, que representa uma redução na ordem dos 70%”. Desta forma, explicaram as responsáveis aquando da candidatura do projeto, o WATER “reduz significativamente o uso de água e influencia positivamente os nossos stakeholders para um futuro sustentável”.

A equipa alcançou “resultados notáveis em termos da preservação do capital natural, mais especificamente na redução do consumo de água”. Do estabelecimento de práticas de seleção de matérias-primas sustentáveis à eliminação de embalagens de utilização única e as ações que visam a redução do desperdício alimentar, a par da promoção de uma alimentação à base de proteínas vegetais, são várias as iniciativas realizadas.

De acordo com a candidatura, “a migração de 38% dos consumidores para opções Green Vibes resultou numa redução de 21% na pegada hídrica associada à seleção de matérias-primas sustentáveis. Paralelamente, em termos de redução de pegada hídrica através da redução do desperdício alimentar verifica-se uma redução na ordem dos 30% através das iniciativas ‘Consumo Consciente, Respeita o Ambiente’ e ‘Heróis zero Desperdício’. A reflorestação anual de 1 hectare, associada à campanha nacional para a redução de embalagens de utilização única, contribuiu para a retenção de água nos solos das florestas nacionais”.

A equipa reforçou a convicção de que “a inovação deve ser impulsionada pela sustentabilidade e que os desafios, quando enfrentados com uma mentalidade aberta e colaborativa, podem ser transformados em oportunidades para criar valor a longo prazo. Estas lições aprendidas serão aplicadas em futuros projetos, garantindo que continuamos a liderar com práticas que beneficiam tanto o ambiente como a nossa operação”.

 

Em competição estavam ainda os projetos PONTO.® Coma. Partilhe. Viva. (Trivalor) e Sai um Menu com Algas! (GERTAL). Foram escolhidos como finalistas após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.

Prémios VS 2024: Os vencedores

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.