O projeto WATER (We Act Toward Environmental Responsibility), da Eurest Portugal, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.
“Este projeto surgiu de um objetivo muito claro: a redução do desperdício de água. A água é um bem escasso, em que cada gota conta. Este não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida porque juntos conseguimos fazer a diferença”, referiu Rita Ferreira, gestora do Sistema e Segurança Alimentar da Eurest, no palco do Casino Estoril.
A proposta “visa reduzir o desperdício de água na produção de refeições: desde a seleção de matéria-prima até à alteração disruptiva nos métodos de produção de refeições, que representa uma redução na ordem dos 70%”. Desta forma, explicaram as responsáveis aquando da candidatura do projeto, o WATER “reduz significativamente o uso de água e influencia positivamente os nossos stakeholders para um futuro sustentável”.
A equipa alcançou “resultados notáveis em termos da preservação do capital natural, mais especificamente na redução do consumo de água”. Do estabelecimento de práticas de seleção de matérias-primas sustentáveis à eliminação de embalagens de utilização única e as ações que visam a redução do desperdício alimentar, a par da promoção de uma alimentação à base de proteínas vegetais, são várias as iniciativas realizadas.
De acordo com a candidatura, “a migração de 38% dos consumidores para opções Green Vibes resultou numa redução de 21% na pegada hídrica associada à seleção de matérias-primas sustentáveis. Paralelamente, em termos de redução de pegada hídrica através da redução do desperdício alimentar verifica-se uma redução na ordem dos 30% através das iniciativas ‘Consumo Consciente, Respeita o Ambiente’ e ‘Heróis zero Desperdício’. A reflorestação anual de 1 hectare, associada à campanha nacional para a redução de embalagens de utilização única, contribuiu para a retenção de água nos solos das florestas nacionais”.
A equipa reforçou a convicção de que “a inovação deve ser impulsionada pela sustentabilidade e que os desafios, quando enfrentados com uma mentalidade aberta e colaborativa, podem ser transformados em oportunidades para criar valor a longo prazo. Estas lições aprendidas serão aplicadas em futuros projetos, garantindo que continuamos a liderar com práticas que beneficiam tanto o ambiente como a nossa operação”.
Em competição estavam ainda os projetos PONTO.® Coma. Partilhe. Viva. (Trivalor) e Sai um Menu com Algas! (GERTAL). Foram escolhidos como finalistas após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.