O projeto MET_BCCV: METabolism, Body Composition and CardioVascular health (CBIOS — Research Center for Biosciences & Health Technologies, Universidade Lusófona — Centro Universitário de Lisboa), conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Investigação” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.
“Quero agradecer à Viver Saudável por festejar a boa nutrição em Portugal “, referiu Cíntia Ferreira Pêgo, diretora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Lusófona, no palco do Casino Estoril, acrescentando que “sou nutricionista de paixão. Gostava que este prémio incentivasse os nossos alunos a seguirem investigação”.
A iniciativa vencedora destacou-se por investigar o “impacto de diferentes padrões alimentares na composição corporal e marcadores cardiometabólicos, visando uma compreensão mais profunda sobre como esses fatores afetam a saúde cardiovascular”, explicavam os investigadores aquando da candidatura.
A equipa é composta por Tatiana Fontes (Nutricionista e Bolseira de investigação), Sofia Lopes (Nutricionista e Bolseira de investigação), Marta Esgalhado (Nutricionista e Investigadora júnior), Regina Menezes (Investigadora auxiliar), Sérgio Fallone de Andrade (Investigador auxiliar) e Luís Monteiro Rodrigues (Professor Associado).
Os investigadores procuram explorar o impacto de diferentes padrões alimentares à base de plantas, vulgarmente denominados como “plant-based” – nomeadamente o Vegetarianismo e a Dieta Mediterrânica – na composição corporal, na saúde cutânea e nos marcadores cardiometabólicos, para posteriormente avaliar e compreender o impacto destes marcadores na saúde cardiovascular da população.
Os resultados do presente projeto encontram-se já publicados em diversos estudos científicos e os responsáveis garantem que “mais importante do que a adoção de um tipo específico de padrão alimentar é a qualidade da dieta que ingerimos”. Este “representa uma investigação preliminar e observacional, para o desenvolvimento e implementação do estudo “VIDA cardioVascular Impact of a Vegetarian Diet – A Randomized Controlled Trial”.
Em competição estavam ainda os projetos MeDCIn (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, entre outras entidades), MedMom Study (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e GMC-UNION (Católica Medical School e Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP). Todos foram escolhidos como finalistas, após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.