O projeto Cresce Ativo e Saudável, da Câmara Municipal de Mafra, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.
“Este projeto surgiu no rescaldo da pandemia. Da preocupação das crianças estarem em casa. Já vamos no terceiro ano, com muitas crianças e bons resultados”, referiu Catarina Plácido, nutricionista da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, no palco do Casino Estoril. Por sua vez, Margarida Infante, diretora do Departamento de Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Mafra, acrescentou que o projeto “é um compromisso de melhorar os hábitos das crianças do município”.
Aquando do processo de candidatura, o projeto apresentou-se como “inovador e facilitador na adoção de estilos de vida saudáveis, que une o Município e os Serviços de Saúde num programa comunitário e multidisciplinar que alia o aconselhamento alimentar, a prescrição de exercício físico e a prática desportiva”.
Os responsáveis asseguram que o seu projeto “contribuiu para uma melhoria dos hábitos alimentares, através do aumento do score de adesão à Dieta Mediterrânica, e para o aumento dos níveis de atividade física, através do aumento da frequência semanal de atividade física extracurricular e redução da prevalência de ausência de atividade física extracurricular”. O menor tempo despendido com ecrãs também foi destacado.
“A implementação de programas comunitários multidisciplinares e interinstitucionais entre Municípios e Serviços de Saúde, com aconselhamento alimentar e atividade física, demonstram que é possível implementar programas semelhantes com impactos positivos em vários indicadores de saúde, hábitos alimentares, prática de atividade física nas crianças e bem-estar”, acrescentam os responsáveis.
O projeto “Cresce Ativo e Saudável” está inserido no Plano de Qualidade e Educação Alimentar e Promoção da Atividade Física – Mafra Vive Saudável, e tem como público-alvo todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Rede Pública do Município de Mafra.
Em competição estavam ainda os projetos INAM-Pro (NOVA Medical School) e FUSILLI (CATAA, InovCluster, Município de Castelo Branco). Ambos foram escolhidos como finalistas após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.