Prémios VS 2024: Cresce Ativo e Saudável conquista “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública” 596

O projeto Cresce Ativo e Saudável, da Câmara Municipal de Mafra, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.

“Este projeto surgiu no rescaldo da pandemia. Da preocupação das crianças estarem em casa. Já vamos no terceiro ano, com muitas crianças e bons resultados”, referiu Catarina Plácido, nutricionista da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, no palco do Casino Estoril. Por sua vez, Margarida Infante, diretora do Departamento de Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Mafra, acrescentou que o projeto “é um compromisso de melhorar os hábitos das crianças do município”.

Aquando do processo de candidatura, o projeto apresentou-se como “inovador e facilitador na adoção de estilos de vida saudáveis, que une o Município e os Serviços de Saúde num programa comunitário e multidisciplinar que alia o aconselhamento alimentar, a prescrição de exercício físico e a prática desportiva”.

Os responsáveis asseguram que o seu projeto “contribuiu para uma melhoria dos hábitos alimentares, através do aumento do score de adesão à Dieta Mediterrânica, e para o aumento dos níveis de atividade física, através do aumento da frequência semanal de atividade física extracurricular e redução da prevalência de ausência de atividade física extracurricular”. O menor tempo despendido com ecrãs também foi destacado.

“A implementação de programas comunitários multidisciplinares e interinstitucionais entre Municípios e Serviços de Saúde, com aconselhamento alimentar e atividade física, demonstram que é possível implementar programas semelhantes com impactos positivos em vários indicadores de saúde, hábitos alimentares, prática de atividade física nas crianças e bem-estar”, acrescentam os responsáveis.

O projeto “Cresce Ativo e Saudável” está inserido no Plano de Qualidade e Educação Alimentar e Promoção da Atividade Física – Mafra Vive Saudável, e tem como público-alvo todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Rede Pública do Município de Mafra.

 

Em competição estavam ainda os projetos INAM-Pro (NOVA Medical School) e FUSILLI (CATAA, InovCluster, Município de Castelo Branco). Ambos foram escolhidos como finalistas após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.

Prémios VS 2024: Os vencedores

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.