O projeto ARGI-UP: Efeitos da Suplementação de Arginina na Cicatrização de Úlceras por Pressão, da Unidade Local de Saúde do Algarve, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Nutrição Clínica” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.
“ Sou um jovem nutricionista e estamos muito sensibilizados. Os cuidados de saúde primários estão esquecidos e, por isso, apelamos a que continuem a ser priorizados”, referiram Duarte Vidinha e Cláudia Nunes, nutricionistas da ULS do Algarve, no palco do Casino Estoril.
A proposta vencedora assenta na seleção e definição de procedimentos rigorosos do ponto de vista técnico-científico e replicabilidade, visando reforçar o papel do nutricionista nos Cuidados de Saúde Primários e a sua inclusão em equipas multidisciplinares na área do tratamento de úlceras de pressão.
Com uma equipa vasta, juntam-se a Duarte Vidinha e Cláudia Nunes mais 14 profissionais, nomeadamente a nutricionista Daiane Moura e os licenciados em Dietética e Nutrição Leonor Vieira e Diego Linares, e ainda 11 enfermeiros (Catarina Alvarez, Ana Luísa Brito, Carolina Gomes, Filipe Sebastião, Gabriela Sousa, Inês Costa, Isabel Sobreira, Manuela Cruz, Óscar Silva, Patrícia Grelha e Sofia Campos).
“Os resultados obtidos potenciaram a reflexão e proposta de políticas internas na instituição como são a manutenção e aumento do projeto a todos os utentes que beneficiem desta intervenção, assim como o reforço de formação entre profissionais de saúde visando não só o tratamento como a prevenção das Úlceras por Pressão (UP)”, explicaram aquando da sua candidatura aos Prémios.
De acordo com os responsáveis, “atualmente vivemos uma época de instabilidade no Serviço Nacional de Saúde, em todas as classes profissionais, por diversos motivos. Mas no meio do cansaço e da escassez frequente de recursos materiais e humanos, encontramos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes com UPs, diminuindo os custos em saúde ao Estado e abrindo uma porta que agora não se pode fechar: a de valorizar a enfermagem e a nutrição”.
Em competição estavam ainda os projetos StopEpi (Serviços de Nutrição e Neurologia do Centro de Referência de Epilepsia Refratária da ULS São João) e WLM3P Study (NOVA Medical School e da Farmodiética). Ambos foram escolhidos como finalistas após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.