A primeira nutricionista eleita deputada da Assembleia da República, Ana Gabriela Cabilhas, foi esta quinta-feira considerada a Nutricionista do Ano nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024.
“Quero agradecer a todas as pessoas que se cruzaram comigo… pois, motivaram da minha parte todo o meu empenho e toda a minha responsabilidade”, referiu a premiada no palco do Casino Estoril, acrescentando que “a nutrição nem sempre é verdadeiramente reconhecida. Isto não pode ser um bloqueio. Os nutricionistas têm de ser todos mais visíveis”. Neste sentido, argumentou que “todos somos poucos para aumentar o impacto da nossa atuação na saúde da população”.
Com apenas 27 anos, Ana Gabriela Oliveira Cabilhas, natural de Albergaria-a-Velha, é a personalidade mais jovem a receber a distinção, já atribuída a Alexandra Bento, Pedro Graça e Maria João Gregório. Prémio destaca um dos rostos mais mediáticos da Nutrição na atualidade, com lugar de fala no Parlamento, abrindo portas para que mais colegas tenham voz ativa na sociedade.
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestre em Ciências do Consumo e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Ana Gabriela Cabilhas foi este ano eleita, pelo círculo eleitoral do Porto, como deputada independente pelas listas da Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM). Entretanto, já se filiou no PSD, após convite do primeiro-ministro. “Do melhor que há em Portugal”, garantiu Luís Montenegro em outubro.
No Parlamento, faz parte das Comissões de Educação e Ciência e integrou o Grupo de Trabalho que avaliou a Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que estabelece o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Pertence ainda, como suplente, às Comissões da Saúde e da Comunicação, Juventude e Desporto.
Associativismo ativo
O percurso de Ana Gabriela Cabilhas conta com várias etapas no seio do associativismo. A nutricionista foi presidente da Federação Académica do Porto (FAP), representante dos estudantes do ensino universitário no Conselho Nacional de Educação e representante dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto.
Na instituição onde se licenciou, foi membro dos Concelhos Executivo e Pedagógico, bem como presidente da associação de estudantes, a AEFCNAUP, onde também atuou como vogal do Departamento Científico.
Na Associação Portuguesa de Nutrição, integra os Corpos Sociais como vogal da Direção de Célia Craveiro.
Visibilidade social
Esta não é a primeira distinção de Ana Gabriela Cabilhas, uma vez que já foi agraciada este ano com o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto. Enquanto presidente da FAP, liderou a requalificação e adaptação de um antigo lar de idosos na baixa do Porto numa residência para estudantes a preços a acessíveis.
A visibilidade junto da população foi mais notória na celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, enquanto escolha do PSD para discursar na cerimónia de celebração na Assembleia da República. Na casa da democracia, a deputada recusou uma divisão da sociedade entre “os políticos e o povo”, lembrando que os primeiros são parte integrante do segundo, e referiu que Abril é “uma revolução contínua e inacabada”. Por ocasião das Eleições Europeias, foi mandatária da Juventude da Aliança Democrática, reforçando o seu papel político.
A nutricionista apresenta um alcance considerável junto da opinião pública como cronista da revista Sábado, onde aborda temáticas como o cheque-nutricionista, o desperdício alimentar e a relação entre a nutrição e as alterações climáticas. Também já foi cronista do Jornal de Notícias e convidada a debater nos vários canais de televisão ou a aprofundar a sua visão no programa a “A Minha Geração”, da Antena 3.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.