Prémios VS 2023: R23 vence em Alimentação Coletiva e Restauração 2771

A iniciativa R23 foi a grande vencedora da categoria Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração, nos Prémios VIVER SAUDÁVEL (VS) 2023, que se realizaram esta quinta-feira, no Casino Estoril.”

“Nem acredito que ganhámos, estou muito emocionada. Quero dar os parabéns ao projeto Roda, que já vimos resultados e é fantástico. Parabéns também para esta iniciativa da revista Viver Saudável. Agradecer à Câmara Municipal de Benavente, porque eu e a minha colega Catarina temos muita sorte. Quero deixar um obrigado à FCNAUP pelo apoio na investigação”, referiu Rute Espanhol, Nutricionista da Câmara Municipal de Benavente, que deixou ainda uma palavra de agradecimento e parabéns a quem está na comunidade escolar e ajudou no projeto, como, por exemplo, os professores de educação física e aos alunos que se envolveram no projeto. Não esqueceu ainda o apoio da família, visto “este tipo de projetos não ser possível realizar das nove da manhã às cinco da tarde”.

Perante um ano letivo de 2021/2022 com uma adesão aos refeitórios das escolas de 2.º e 3.º ciclos do Município de Benavente inferior a 20%, o projeto R23 procurou alterar um paradigma que não potenciava o valor das refeições escolares na melhoria do estado nutricional dos alunos.

A intervenção local teve o contributo dos jovens, nas ementas, serviços de refeições e ambiente do refeitório, para assim aumentarem adesão e a satisfação, com vista à diminuição da prevalência de excesso de peso e obesidade e na melhoria do comportamento alimentar.

Foi ainda estudada a associação entre a adesão dos alunos às refeições escolares e dados sociodemográficos, estatuto socioeconómico, Padrão Alimentar Mediterrânico, Índice de Massa Corporal e razão perímetro da cintura/estatura.

O estudo quase-experimental procurou a satisfação com as refeições escolares e consequentemente contribuir para hábitos alimentares e peso corporal mais saudáveis.

O outro nomeado desta categoria era o projeto Roda.