O “Programa de Nutrição Corporativo Jerónimo Martins” acabou de vencer, no Casino Estoril, o Prémio Viver Saudável 2023 para a categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública. É um programa que se apresenta com o objetivo de querer democratizar o acesso a consultas de nutrição clínica, literacia alimentar e nutricional e ambientes de trabalho saudáveis, a todos os colaboradores das Companhias do Grupo Jerónimo Martins, em Portugal.
Ana Rita Lopes, Clinical Nutritional Manager Jerónimo Martins, disse: “Estou muito contente, não estava nada à espera. Antes de mais, agradecer à Viver Saudável, às colegas que têm feito um enorme trabalho. Isto foi um desafio para mim, ir para uma área de suporte numa empresa de distribuição. Eu e a minha equipa temos cada vez mais colaboradores neste programa, já temos mais de 900 consultas e elevados níveis de satisfação”.
Este programa inclui iniciativas como Consultas de Nutrição Clínica, Ações de Literacia Alimentar e Nutricional e Modulação de Ambientes, sendo que já foram impactados mais 34 mil trabalhadores em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira.
Como objetivos gerais, o projeto agora galardoado pretende proporcionar uma resposta rápida, atempada e gratuita de acompanhamento nutricional aos colaboradores das Companhias do Grupo Jerónimo Martins, em Portugal, sempre que apresentem condições de saúde em que a nutrição seja parte integrante do tratamento recomendado.
Quer ainda promover a prática de estilos de vida salutogénicos, através do incremento da literacia alimentar e nutricional, assim como através da modulação do ambiente laboral, tornando-o promotor de uma alimentação saudável e equilibrada.
Nesta categoria estavam ainda nomeados os projetos Projeto Creche com Sabor e Saúde (C2S) e Identidade Alimentar Territorial.