Prémios VS 2022: Tudo o que precisa saber para se candidatar 738

Os Prémios Viver Saudável abriram candidaturas, este ano, para projetos em diversas áreas de atuação do nutricionista, contemplado assim 3 novas categorias:

  1. “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração”; 
  2. “Projeto do Ano – Nutrição Clínica”;
  3. “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”.

O seu projeto também pode ser vencedor, precisando apenas de submeter a candidatura do seu projeto até ao dia 30 de julho.

Para que não haja nenhuma dúvida sobre o processo de candidatura e documentos necessários, compilámos um apanhado das respostas às perguntas mais frequentes:

  • Quem se pode candidatar aos Prémios Viver Saudável “Projeto do Ano”?

Todos os projetos no âmbito da promoção da saúde e alimentação saudável, desenvolvido por nutricionistas e/ou por equipas que incluam, pelo menos, um(a) nutricionistas (inscrito(a) na Ordem dos Nutricionistas).

  • Qual a diferença entre as três categorias “Projeto do Ano”?

As três categorias “Projeto do Ano” vão premiar projetos implementados por Nutricionistas em diferentes áreas de atuação da profissão: Alimentação Coletiva e Restauração; Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária e Saúde Pública, respetivamente. Deverá candidatar o seu projeto de acordo com o foco de atuação do mesmo.

  • Apenas os nutricionistas especialistas se podem candidatar aos Prémios Viver Saudável?

Não. O responsável da candidatura não necessita ter o grau de especialista, mas tem necessariamente de estar inscrito(a) na Ordem dos Nutricionistas.

  • Sou estudante, posso candidatar-me?

Não, os estudantes não podem submeter candidaturas em nome próprio. Contudo, podem fazer parte da equipa de um projeto candidato, desde que o(a) responsável pela candidatura seja um(a) nutricionista inscrito(a) na Ordem dos Nutricionistas.

  • O que preciso fazer para candidatar um projeto?

Para candidatar o seu projeto a uma das 3 categorias tem de:

  1. Identificar a categoria a que pretende candidatar o projeto;
  2. Escrever uma carta de candidatura com as razões pelas quais o projeto deve ser o eleito;
  3. Fazer uma memória descritiva do projeto com exemplos que comprovem os resultados obtidos;
  4. Submeter a candidatura de um projeto ativo, ou concluído no ano de 2022, com os dados dos responsáveis e equipa do projeto.
  • O projeto candidato precisa de ter impacto num número mínimo de cidadãos na comunidade?

Não.

  • Quais os critérios de avaliação para a escolha nas categorias “Projeto do Ano”?

Os membros do júri elegem o projeto que consideram merecedor de distinção, dentro dos seguintes critérios de avaliação: originalidade e inovação; relevância e fundamentação; efetividade do projeto/impacto na população alvo; replicabilidade e transferibilidade; sustentabilidade.

  • O projeto a candidatar pode ter sido implementado em 2022?

Sim. Os projetos candidatos devem estar ativos ou ter sido concluídos no ano 2022, a que respeita o prémio, sendo a data de início do mesmo irrelevante para efeitos de candidatura.

  • Quem é que escolhe o vencedor de cada categoria?

A votação e escolha do vencedor de cada uma das categorias “Projeto do Ano” será da responsabilidade do júri.

  • Quem são os membros do júri?

O júri é constituído por representantes da Ordem dos Nutricionistas (ON), Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), Associação Portuguesa de Nutrição (APN), e presidido por um representante da revista VIVER SAUDÁVEL.

Os nomeados em cada uma das categorias serão informados dessa condição em setembro 2022 e os vencedores só serão anunciados na Cerimónia dos Prémios VIVER SAUDÁVEL, no dia 25 de novembro.

Consulte o documento completo de Perguntas Frequentes.

Consulte todos os pormenores de candidatura no Regulamento dos Prémios Viver Saudável 2022.

Os PRÉMIOS VIVER SAUDÁVEL 2022 são uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, que conta com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) e da Associação Nacional dos Estudantes de Nutrição (ANEN). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.