“Prémio Mérito Jovem Nutricionista” para estudo que relaciona obesidade com enxaqueca 2598

Margarida Martins Oliveira foi na sexta feira distinguida, no Congresso da ON 2019, com o “Prémio Mérito Jovem Nutricionista”. A investigação desenvolvida, que descobriu aspetos-chave associados ao surgimento da enxaqueca, conferiu-lhe o galardão.

O estudo ‘in vivo’ em modelo animal foi realizado com o apoio da Universidade da Califórnia São Francisco, nos EUA, e do King’s College London, no Reino Unido, e permitiu as conclusões de que há uma relação entre a enxaqueca e o controlo do apetite.

Segundo um comunicado enviado pela ON, o trabalho desenvolvido nesta área ganha pertinência, já que o melhor entendimento da relação entre a regulação do apetite e a enxaqueca permite o desenvolvimento de melhores estratégias alimentares para estes doentes.

Apesar de alimentos específicos não estarem diretamente relacionados com o desencadeamento da enxaqueca, a nutricionista pretende também explorar se as pessoas com esta patologia têm tendência a desejar determinados alimentos, como é o caso do chocolate.

Para a ON, entregar o galardão ‘Mérito Jovem Nutricionista’ a Margarida Martins Oliveira reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela profissional sobre uma patologia que afeta já 9% da população portuguesa. Na União Europeia, estima-se que a enxaqueca represente um encargo financeiro de 27 mil milhões de euros por ano, já que afeta negativamente a produtividade no trabalho, causa absentismo laboral e, em alguns casos, mesmo a perda de emprego.

Margarida Martins Oliveira é licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Realizou o seu estágio curricular no Brasil e o doutoramento em Neurociências. Já desenvolveu projetos de investigação na Universidade da Califórnia São Francisco, no EUA, e no King’s College London, no Reino Unido.

No comunicado recorda-se ainda que o ‘Prémio Mérito Jovem Nutricionista’ tem o objetivo de premiar talentos e motivar a investigação e inovação na área da nutrição, reconhecendo e recompensando publicamente o trabalho desenvolvido.