A Deco alertou esta sexta-feira para o preço da pescada. Mesmo com a isenção do valor do IVA, este alimento está mais caro do que na véspera da medida efetivada pelo Governo a 18 de abril.
Apesar da intenção de ajudar as famílias a poupar, o IVA 0% parece não ser suficiente para fazer face às oscilações de preços dos produtos alimentares. Se na véspera do começo desta medida, ou seja, a 17 de abril, um quilo de pescada fresca custava 9,14 euros, um dia depois descia para os 7,90 euros.
No entanto, a 26 de abril este valor era já de 9,64 euros, o que representa uma subida de 5% (mais 50 cêntimos) em relação ao valor registado na véspera da implementação da medida.
Ainda assim, a isenção do IVA fez com que, a 26 de abril, o preço total de 41 produtos com IVA 0 fosse 7,33 menor ao registado a 17 de abril. Neste momento, custa 131,44 euros.
Como é habitual, a Deco atualizou também o preço de um cabaz de alimentos essenciais, sendo que, em relação à última semana, se assiste a uma ligeira queda, sendo que o preço não sobe desde 5 de abril.
Preço do cabaz de alimentos essenciais desce pela terceira semana consecutiva