09 de Junho de 2016 Um grupo de portugueses criou um supermercado online que vende produtos perto ou fora da data preferencial de consumo, com descontos até 70%. Os produtos estão disponíveis a partir da página da Internet do supermercado, www.goodafter.com, e são entregues em Portugal e Espanha, através dos correios, em menos de 24 horas. Esta iniciativa pretende sensibilizar os consumidores para a questão dos prazos de validade, mostrando que “consumir até” não é o mesmo do que “consumir de preferência antes de”. O objetivo é facultar uma nova vida a todos os produtos que já não têm lugar nos seus canais habituais e cujo destino seria muito possivelmente o lixo, explica a empresa, que tem a plataforma logística em Vila do Conde, norte de Portugal, e tem a aprovação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e é do conhecimento da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), avançou a “Lusa”. A gestora do supermercado, Chantal de Gispert, assegura que nenhum produto à venda estará impróprio para consumir, ainda que possa ter passado o prazo “de preferência”, e os preços são muito mais baixos. Porque, diz, não se comercializarão produtos fora de prazo, mas sim produtos que podem estar fora da data de consumo preferencial. |