Portugal mantém 14º lugar no ranking dos sistemas de saúde europeus 754


29 de Janeiro de 2018

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal fixou-se no 14º lugar do Euro Health Consumer Index (EHCI), um índice que avalia os sistemas de saúde nacionais de 35 países da Europa, ultrapassando o Reino Unido (15º lugar), Espanha (18º lugar) e Itália (21º lugar).

Em 2017, Portugal apresentou uma subida de resultados em alguns indicadores, nomeadamente os tempos de espera nos serviços de urgência, a cobertura dos cuidados de saúde oral e o número de horas de atividade física no período escolar, avançou a DGS, em comunicado.

Os bons resultados portugueses estenderam-se ainda aos dois novos indicadores implementados em 2017, relativos ao acesso informático do processo clínico do doente e à percentagem de doentes diabéticos diagnosticados e controlados, tendo o nosso país obtido a pontuação máxima.

O EHCI é compilado a partir de estatísticas públicas e de investigação independente, sendo a sua execução da responsabilidade da Health Consumer Powerhouse.

Esta classificação anual tem em conta, desde 2014, as seguintes seis áreas temáticas: direitos e informação dos doentes; acessibilidade; outcomes; diversidade e abrangência dos serviços prestados; prevenção e produtos farmacêuticos.